X

Cielo anuncia conta digital Cielo Pay – Conheça!

Cielo Pay será lançada em 14 de Outubro e promete ser solução financeira completa para PF, PJ e MEI.

A Cielo acaba de anunciar o lançamento de sua conta digital própria, batizada de Cielo Pay, a conta reunirá os principais produtos e serviços financeiros de um banco com uma solução completa que permite receber vendas via QR Code, link de cobrança, transferências e até boleto bancário.

Assim como o Mercado Pago e o Nubank, todo o valor depositado na conta digital da Cielo renderá automaticamente 100% do CDI e terá liquidez diária, isto é, poderá ser resgatado a qualquer momento pelo correntista. A remuneração automática é um dos grandes diferenciais da credenciadora em relação ao PagBank, conta digital do PagSeguro.

Cielo implementa solução de pagamentos via QR Code em aplicativo de conta digital e dispensa obrigatoriedade de maquininha a partir de 10 de Outubro de 2019. (divulgação /Cielo)

SOLUÇÃO COMPLETA PARA RECEBER PAGAMENTOS

A Cielo Pay promete se destacar pela solução completa para receber pagamentos. O correntista poderá receber vendas sem precisar de maquininha de cartão, podendo receber vendas por QR Code, boleto, transferências e até via link de cobrança sem precisar dos dados do pagador.

Em resumo, o Cielo Pay terá as seguintes formas de pagamentos:

  • QR Code;
  • Transferências bancárias via TED;
  • Transferências entre contas Cielo Pay;
  • Cobrança via links sem precisar dos dados do pagador;
  • Boleto bancário;

A Cielo Pay integrará o serviço Cielo QR Code, serviço que permite que o correntista PF ou PJ receba vendas via QR Code via maquininha, e que agora também estará disponível via APP. Tal solução já é utilizada por instituições como: Banco Original, PicPay, Agibank, Bradesco, Banco do Brasil, banQi, Next, dentre vários outros.

A Cielo é a solução de pagamentos via QR Code mais completa do mercado, já são mais de dez parceiros integrados ao serviço.

A taxa para receber vendas por QR Code será a mesma de uma venda com cartão de crédito à vista.

Além de vender por QR Code, o correntista da Cielo Pay também poderá utilizar o aplicativo para receber vendas por transferências, boletos e link de cobrança – o serviço de link de cobrança da Cielo é parecido com o C6 Kick, o cobrador envia um link e o receber faz o pagamento; a principal vantagem do link de cobrança da Cielo é que o cobrador não precisará dos dados do pagador, que faz o pagamento seguindo as instruções do link, que pode ser compartilhado via SMS, redes sociais, e-mail, etc.

O Cielo Pay é uma resposta da credenciadora ao dono da Rede, o Itaú, cuja instituição lançou um aplicativo de pagamentos, o iti.

A Cielo aguarda do Banco Central o recebimento de um código de três dígitos e ISPB (Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiros), o que deve ocorrer até o lançamento da conta, para que seja viabilizado o envio e o recebimento de transferências interbancárias via DOC ou TED. Mesmo sem o código de três dígitos, a conta deve funcionar com o suporte de dois bancos tradicionais (o Bradesco e o Banco do Brasil).

Ainda que a conta funcione de forma similar a um “banco”, a credenciadora deixou claro em comunicado que ainda não é um banco e, portanto, ainda não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

TARIFAS – QUANTO CUSTARÁ TER UMA CONTA CIELO PAY

Manter uma conta no Cielo Pay não custará nada! A instituição não pretende cobrar tarifa de manutenção, mensalidade e nem anuidade. A abertura da conta é 100% gratuita e o procedimento realizado inteiramente pelo aplicativo, cujo lançamento está previsto para ocorrer no dia 14 de Outubro de 2019, tanto para Android quanto para iOS (iPhone).

As únicas tarifas que o Cielo Pay terá será o custo de adquirência (recebimento das vendas), TEDs para outros bancos e saques no Banco24Horas.

Tarifas da conta:

  • Transferências para outros bancos via TED: R$5,00 cada;
  • Saques no Banco24Horas: R$7,90 cada;

A Cielo justificou a cobrança alegando que utilizará um intermediário nos pagamentos, tal como a NuConta, a Cielo não terá rede própria de caixas eletrônicos e utilizará a estrutura de um parceiro, o que gerará custos para a empresa.

Uma forma de contornar o custo para transferências para outras instituições poderá ser o pagamento de boletos de depósitos de outras contas pelo Cielo Pay, visto que o aplicativo também contará com recurso de pagamento de contas, recargas e até compra de créditos para aplicativos com Uber, por exemplo.

O empreendedor contará também com assistência 24 horas gratuita com serviços de Help Desk (ajuda com pagamentos, cobrança e com a conta), encanador e eletricista.

No caso das vendas por QR Code, outra vantagem será a agilidade no recebimento das vendas, será instantânea e sem o custo de antecipação de recebíveis.

COMO ABRIR UMA CONTA CIELO PAY

A Cielo Pay ainda não está disponível para o público em geral, o lançamento oficial da conta será só no dia 14 de Outubro de 2019. Até lá, a instituição estará testando a conta em fase beta com mais de 3 mil pessoas (funcionários e familiares de funcionários da Cielo).

O processo de abertura será 100% via aplicativo e acontecerá de forma desburocratizada. Basicamente, o futuro correntista só precisará de um documento de identificação oficial com foto, tirar um selfie e enviar fotos de alguns documentos, principalmente se a abertura da conta for para PJ.

Pontos positivos da conta anunciada:

  • Saldo rende automaticamente à taxa de 100% do CDI com liquidez diária;
  • Várias formas para receber pagamentos: QR Code, boletos, transferências e links de cobranças;
  • Saques no Banco24Horas (tarifado);
  • Pagamento de contas, boletos, recargas e Gift Cards (Uber, por exemplo);
  • Pagamento de tributos – DAS, DASN-SIMEI, PGMEI, DARF com código de barras, GPS, dentre outros;
  • Atendimento via WhatsApp ou por chat no aplicativo;
  • Cartão pré-pago internacional (bandeira ainda não anunciada);
  • Limites de crédito pré-aprovados (empréstimo pessoal);
  • Assistência gratuita: help desk, encanador e eletricista;
  • Folha de Pagamento Digital – pagamento de funcionários;
  • Número de agência e conta-corrente para recebimento de transferências bancárias no CPF ou CNPJ do titular;
  • Gestão de vendas por APP ou internet banking;
  • Possibilidade de criar usuários para processar vendas em mais de um smartphone;
  • Possibilidade de oferecer promoções dentro do APP (baseado na localização do usuário) para pagamentos com a Cielo Pay;
  • Aceite pagamentos via QR Code de mais de 10 instituições financeiras integradas a solução de pagamentos da Cielo;
  • Abertura de conta sem burocracia;
  • Futuramente, liberação de limites de crédito (sujeito à análise de crédito);

Como ponto negativo podemos citar a ausência de proteção do FGC, mas, nada além do normal, visto que a conta da Cielo é uma conta de pagamentos dispensada desse tipo de seguro. Vale ressaltar que as contas do Mercado Pago, PagSeguro, banQi, dentre várias outras, também não contam com a cobertura.

A conta de pagamentos da Cielo deve unir o útil ao agradável, em uma única conta o correntista poderá receber pagamentos com finalidade comercial e com taxas acessíveis; além disso, o Cielo Pay pode substituir completamente a necessidade de um banco para muitos empreendedores.

O Pay da Cielo deve acirrar ainda mais a disputa pelo mercado de contas digitais no Brasil, principalmente no segmento PJ, foco principal da instituição. O surgimento de várias soluções de pagamentos por QR Code já motivou o Banco Central a estudar inclusive a padronização dessa forma de pagamento no país, uma clara tentativa de popularizar alternativas aos cartões e, consequentemente, baixar as taxas do setor de adquirência.

Matérias relacionadas