Mercado Pago lança conta com depósito remunerado

Mercado Pago anuncia que sua carteira virtual de pagamentos terá depósito remunerado.

O Mercado Pagoempresa de meio de pagamento do site Mercado Livre – anunciou o lançamento de sua conta com depósito remunerado, tal como é oferecido pela NuConta do Nubank. A ideia é que os clientes que deixem o dinheiro “parado” na conta recebam rendimentos de até 5,20% ao ano.

IOF e IR – O investimento automático do Mercado Pago segue as mesmas regras do Tesouro Direto Selic, a liquidez é diária. Caso o dinheiro seja aplicado por menos de 30 dias é descontado a alíquota proporcional do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); já as aplicações com mais de um mês são isentas do tributo. Infelizmente a aplicação não é isenta de Imposto de Renda (IR), sendo o valor cobrado diretamente na fonte, cuja alíquota varia de acordo com o período da aplicação.

Quanto maior o prazo do investimento, menor a alíquota do Imposto de Renda e, consequentemente, menor a tributação.

MercadoLivre

MercadoLivre, gigante do e-commerce na América Latina, recebe autorização do Banco Central para virar instituição financeira no país. (imagem: reprodução / MercadoLivre).

Não tem FGC, mas tem a segurança do Tesouro Direto

O Mercado Pago ainda não é um banco e, por isso, não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – tal como a NuConta – mas investir na instituição pode ser bastante seguro, visto que de acordo com regra do Banco Central o valor só pode ser aplicado em títulos públicos do Governo Federal, impedindo que a instituição utilize o dinheiro dos clientes em aplicações de risco. O valor aplicado no Mercado Pago também fica separado do patrimônio da empresa.

A rentabilidade de 5,20% pode ser alterada para mais ou para menos de acordo com a rentabilidade do Tesouro Direto, tal como a NuConta, o correntista pode consultar a taxa pelo aplicativo, na tela inicial aparecerá a seguinte mensagem: “Depósitos feitos hoje rendem X% a.a”.

O Mercado Livre – através do Mercado Pago – já está em processo para virar um Banco, a empresa recebeu recentemente aval do Banco Central para virar uma instituição financeira. Hoje ela já oferece uma conta não-bancarizada com pagamentos, recargas, transferências, pagamentos via QR Code, etc. Há inclusive a possibilidade de obter um cartão pré-pago com bandeira MasterCard que serve para compras e saques em caixas eletrônicos.

A ideia é que os clientes da empresa não precisem mais recorrer aos bancos tradicionais, a próxima novidade deve ser a disponibilização da portabilidade digital do salário, o que vai permitir que os usuários da conta recebem o salário pela conta do MercadoPago.

A “bancarização” do Mercado Pago pode permitir que a gigante do e-commerce no Brasil ofereça outros produtos e serviços financeiros, tais como: cartão de crédito próprio, empréstimos, financiamentos, dentre outros.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente