Visa Token Service permitirá pagamentos por NFC em qualquer maquininha através do app do Mercado Pago.
Na última quinta-feira (11), o Mercado Pago anunciou o lançamento de seu próprio “pay” que permitirá que os seus correntistas paguem compras em maquininhas por aproximação sem depender de wallets externas como Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay. De acordo com o comunicado, a novidade vai permitir pagamentos por NFC (Near Field Communication) pelo próprio app do Mercado Livre.
A novidade será disponibilizada pelo Mercado Pago – braço financeiro do Mercado Livre – em parceria com o Visa Token Service, plataforma de pagamento da bandeira Visa que tokeniza o número do cartão por um identificador exclusivo para cada compra.
O Mercado Pago Pay processará pagamentos da mesma forma que as tradicionais wallets, ou seja, o estabelecimento não terá acesso ao número do cartão e, dependendo do valor da compra, nem a senha será solicitada.
Para tornar o sistema de pagamento seguro, dependendo do valor, pode ser solicitada a autenticação de compra por selfie (biometria facial), biometria (impressão digital) ou senha, tal como ocorre com outras wallets.
Para as instituições financeiras a criação de um sistema próprio de pagamento por aproximação pode ser mais vantajosa, pois a utilização do cartão em wallets de terceiros acaba adicionando mais um intermediário para que a taxa cobrada dos estabelecimentos seja rateada. Na venda tradicional já participam da transação três intermediário, são eles: credenciadora (maquininha), bandeira do cartão e administradora (emissor/administrador).
Além do lançamento de pagamentos por aproximação em maquininhas via APP, o MP também anunciou que lançará seu próprio cartão de crédito com programa de pontos em dobro no Mercado Livre, a novidade estará disponível já em abril.
O MP Pay também deve beneficiar os novos correntistas, pois eles poderão comprar em estabelecimentos comerciais antes mesmo da entrega do cartão físico, visto que o cartão virtual também poderá ser ativado na funcionalidade. Com a parceria o Mercado Pago caminha para o fim inevitável do tradicional cartão de plástico.