Banco Central dá aval para Mercado Livre virar instituição financeira

Mercado Livre recebe autorização do BC e cria instituição financeira para ampliar o portfólio de produtos e serviços financeiros.

Nesta segunda-feira (09), o Mercado Livre anunciou que recebeu do Banco Central autorização para virar uma instituição financeira e, por consequência, ampliar o rol de produtos e serviços financeiros. De acordo com a gigante do e-commerce, o novo braço financeiro do Mercado Livre vai se chamar Mercado Crédito Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento e terá capital social de R$ 40 milhões.

MercadoLivre

MercadoLivre, gigante do e-commerce na América Latina, recebe mais uma vez autorização do Banco Central para virar instituição financeira no país; antes a autorização havia sido concedida ao braço financeiro da companhia. (imagem: reprodução / MercadoLivre).

Em novembro de 2018 o Mercado Pago – braço financeiro do Mercado Livre – recebeu autorização do Banco Central para virar instituição financeira e, em março de 2020, foi autorizado a ser emissor e administrador independente de cartão de crédito.

Com sede na cidade de São Paulo, a instituição financeira do Mercado Livre vai permitir que a empresa argentina aumente a participação financeira no Brasil, será possível ampliar o portfólio de produtos e serviços financeiros de sua conta-corrente digital, o Mercado Pago, por exemplo.

A autorização do Bacen coloca o Mercado Pago em maior igualdade competitiva frente aos bancos e instituições financeiras. Vale lembrar que a companhia é a maior empresa Latino Americana em termos de capitalização na bolsa, tendo valor de mercado de 73,96 bilhões de dólares americanos.

No Brasil, o Mercado Pago já concedeu mais de R$ 4 bilhões em empréstimos. A partir da “benção” do BC, a companhia terá maior autonomia para formular produtos e serviços financeiros, tais como, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros produtos financeiros.

O MP já está preparado para funcionar integrado ao Pix do Banco Central, sistema que vai permitir que os brasileiros enviem e recebam dinheiro instantaneamente, independente do dia e do horário. O funcionamento pleno do Pix já começa na próxima segunda-feira (16) e, segundo o BC, permitirá que pessoas físicas transfiram dinheiro gratuitamente.

Na prática, a autorização do BC permite que o Mercado Livre lance outros produtos financeiros, principalmente de crédito. Vale lembrar que o e-commerce possui parceria com o Banco Santander e com o BV para a oferta de financiamentos pelo site de classificados. Será que em breve teremos uma linha de financiamento da própria companhia?

Eis a questão! Vale ressaltar que a gigante do e-commerce tenta ficar cada vez mais independente para manter a liderança no e-commerce brasileiro. As iniciativas do gigante vão desde a entrega ultrarrápida (no mesmo dia ou no dia seguinte) até a concessão de empréstimos diretamente pela plataforma (Mercado Crédito).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente