Limite de crédito do Mercado Pago agora pode ser gasto fora do Mercado Livre.
Nesta sexta-feira (24), o Mercado Pago começou a permitir a utilização do crédito pré-aprovado disponibilizado pelo aplicativo em compras parceladas fora do Mercado Livre. Antes o Mercado Pago já oferecia limite de crédito, mas ele só podia ser gasto no e-commerce da companhia.
De acordo com o braço financeiro do Mercado Livre – o Mercado Pago – a instituição passará a disponibilizar na conta digital um limite de crédito que poderá ser pago parcelado (com juros), o que deve facilitar o dia a dia daqueles que não possuem cartão de crédito.
Em um primeiro momento o recurso de parcelamento com o limite de crédito ficará disponível apenas em sites e aplicativos que utilizam o gateway do Mercado Pago como forma de pagamento, mas, em breve, deverá ser possível utilizar a linha de crédito inclusive para pagar parcelado por QR Code nos estabelecimentos comerciais.
Embora o Mercado Livre já ofereça o próprio cartão de crédito, a instituição tem se concentrado em alternativas ao cartão físico, a empresa aposta no fim dos cartões físicos através da popularização dos pagamentos por QR Code que, inclusive, já podem serem realizados diretamente na maquininha de cartão.
Além de ser compatível com o QR Code do próprio Mercado Pago, a conta do Mercado Livre também já permite pagamentos em máquinas da Cielo, Mercado Pago e, recentemente, Linx.
AMPLIAÇÃO DOS PAGAMENTOS E LIBERAÇÃO DE SAQUE VIA QR CODE
Além de passar a permitir a utilização da linha de crédito parcelado fora do Mercado Livre, outras novidades deverão chegar em 2020. A partir de Fevereiro, por exemplo, será possível pagar tributos municipais, estaduais e federais pelo aplicativo do Mercado Pago.
Recentemente a fintech do Mercado Livre também passou a permitir saques via QR Code nos caixas eletrônicos do Banco24Horas. Pelo APP o correntista faz o pedido de saque e para a retirada só precisa mirar a câmera do celular no código bidimensional mostrado na tela do equipamento.
A linha de crédito deve ajudar os consumidores que querem comprar parcelado, mas que não possuem cartão de crédito. O modelo de negócio do MP é uma preparação para uma tendência de mercado: o fim dos cartões físicos. De acordo com o Mercado Livre, a taxa de juros varia de acordo com o consumidor e a quantidade de parcelas escolhidas no momento do financiamento, sendo que o usuário pode fazer a simulação antes da efetivação do pagamento parcelado com limite pré-aprovado na conta do Mercado Pago.