Tributos municipais, estaduais e federais vão poder ser pagos pelo Mercado Livre a partir de Fevereiro de 2020.
A conta do Mercado Pago – financeira do Mercado Livre – passará a permitir o pagamento de tributos municipais, estaduais e federais a partir de Fevereiro de 2020, informou a empresa em comunicado à imprensa.
A novidade deve ampliar as formas de pagamentos do aplicativo. Hoje já é possível utilizar o Mercado Pago para pagar estabelecimentos por QR Code, transferir dinheiro para amigos, pagar contas, recarregar o celular e até adquirir Gift Cards.
Os tributos que poderão ser pagos pelo Mercado Pago serão divulgados na primeira quinzena de Fevereiro, mas especulamos que dentre os impostos disponíveis para pagamentos estejam: IPVA, IPTU, DARF, DAS do Simples Nacional, Guia de Recolhimento da Previdência Social (GPS), dentre outros.
Cabe lembrar que o QR Code do Mercado Pago já é aceito como forma de pagamento em milhões de estabelecimentos em todo o Brasil. É possível ainda pagar diretamente em máquinas do Mercado Pago, da Cielo e em estabelecimentos credenciados à Linx.
A novidade foi anunciada poucos dias depois do PagBank do PagSeguro passar a permitir o pagamento de IPVA, Licenciamento, Multas e outros débitos de veículos registrados no Detran de São Paulo. A ideia é que a aceitação de tributos no Mercado Pago seja mais abrangente e inclua também impostos que antes só estavam disponíveis nos grandes bancos.
A novidade só foi possível depois que o Banco Central e o Governo Federal flexibilizaram o pagamento de tributos nas chamadas fintechs, antes o convênio para receber tributos era algo restrito aos grandes bancos.
Uma das vantagens de se pagar com o MP é que o usuário acumula pontos que o ajudam a subir de nível. Dependendo da faixa de pontos o usuário consegue desbloquear descontos em estabelecimentos e ainda pode ter frete grátis no site Mercado Livre.
A conta do MP é 100% gratuita e pode ser aberta sem burocracia pelo celular. A conta ainda oferece a possibilidade de solicitação de um cartão pré-pago internacional com a bandeira MasterCard, sendo possível ainda realizar saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas por QR Code, recurso que começou a ser liberado nas últimas semanas.