Pessoas Físicas poderão transferir dinheiro pelo Pix de graça

Dia 16 de Novembro de 2020 o Pix será lançado.

O Banco Central reafirmou que o Pix terá transferências gratuitas para Pessoas Físicas, mas que as instituições financeiras ficarão livres para cobrar tarifas de operações com finalidade comercial, embora a tendência do mercado seja a isenção.

Título de Capitalização

Consumidor poderá economizar com o Pix, visto que as instituições finaceiras deverão oferecer um número limitado de transferências de graça para as Pessoas Físicas.

O custo do Pix será ínfimo para as instituições financeiras, 10 transações de transferências custará apenas 1 centavo, independente do valor que for transferido nessas dez transações.

A gratuidade das transferências pelo Pix – ao menos em um pacote limitado – é tido como fator importante para a popularização da tecnologia que, nos próximos meses, deve tornar obsoletas as transferências via DOC e TED no Brasil, visto que o novo sistema permite transferências em até 10 segundos, inclusive à noite, nos finais de semana e também nos feriados.

Será possível transferir dinheiro por QR Code usando a câmera do celular, selecionando um contato na agenda do celular ou ainda informando o CPF, endereço de e-mail ou número do celular. A simplicidade e a agilidade em que as transferências poderão ser realizadas será o principal benefício desse novo sistema de pagamentos “powered by Banco Central” e cuja utilização será obrigatória para todos os bancos, fintechs e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.

PIX COMEÇA A FUNCIONAR DIA 16 DE NOVEMBRO

Ainda de acordo com o BC, o sistema de transferência instantâneo Pix do Banco Central deve começar a funcionar já no dia 16 de Novembro de 2020, mas a expectativa é que algumas instituições consigam utilizar a tecnologia com alguns clientes em forma de teste ainda na primeira quinzena de Novembro.

Embora algumas instituições possam limitar o número de transferências gratuitas pelo Pix, a tendência é que muitos bancos digitais e fintechs anunciem transferências ilimitadas para pessoas físicas, o que pode fazer com que esse tipo de oferta vira praxe no mercado.

Antes mesmo do lançamento muitos bancos tradicionais já divulgaram que não pretendem cobrar pelas transferências via Pix, muitos até já abriram pré-cadastro para a chave de endereçamento das transferências que, oficialmente, só começa no dia 05 de Outubro de 2020.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente