Bancos disputam e-mail e número de celular de clientes para o Pix

Bancos lançam pré-cadastro da chave do Pix para atrair clientes.

O Pix nem foi lançado pelo Banco Central, mas várias instituições financeiras já anunciaram o pré-cadastro da chave do sistema que vai permitir transferências todos os dias, 24 horas, independente do horário. Basicamente, os bancos e as instituições financeiras estão antecipando o registro das chaves para atrair clientes.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

A expectativa é de que o Pix já esteja funcionando no dia 03 de Novembro de 2020. O novo sistema promete ser revolucionário pois, além de ser instantâneo, será gratuito para Pessoas Físicas, algo que poderá gerar uma grande economia aos consumidores e, ao mesmo tempo, tornar o Pix como uma opção de meio de pagamento no dia a dia.

Os estabelecimentos, por exemplo, poderão receber pagamentos comercialmente por QR Code com taxas mais acessíveis do que aquelas cobradas pelas maquininhas de cartões.

CPF, E-MAIL OU NÚMERO DO CELULAR PODE SER A CHAVE DE TRANSFERÊNCIA

Embora seja opcional, o consumidor poderá cadastrar o número do CPF, celular ou até o endereço de e-mail como chave do Pix, ao fazer isso a informação ficará vinculada ao cadastro do consumidor na instituição financeira e, dessa forma, permitirá a realização de transferências com uma única informação.

De acordo com o Banco Central, oficialmente, o registro das chaves do Pix só começa no dia 05 de Outubro de 2020, mas as instituições são livres para lançarem um pré-cadastro, visto que o serviço deve ser bastante disputado entre as instituições financeiras.

Ao lançar o pré-cadastro as instituições financeiras garantem o seu CPF, e-mail ou número do celular antes do efetivo lançamento. Quando o sistema de transferência for lançado a instituição financeira só precisará fazer o registro da informação na rede do Pix.

Vale lembrar que embora o registro das chaves seja incentivado pelo BC pois facilitará as transferências, caso o consumidor não queira registrar uma chave ele terá a opção de informar os dados completos da conta – tal como já acontece com o DOC e a TED – ou então gerar uma chave aleatória pelo aplicativo da instituição financeira.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente