Se dados estiverem certos, devolução pelo Motivo 02 pode significar que a conta do destinatário está inativa por falta de movimentação.
Caso esteja tentando transferir dinheiro para uma conta, mas o valor esteja sendo devolvido pelo Motivo 02, saiba neste artigo o que fazer. A devolução pelo motivo número 02 significa que o número da agência e/ou conta do destinatário é inexistente ou inválido. Caso tenha certeza que o banco, agência e a conta esteja correto pode ser que a conta do destinatário esteja inativa.
A maioria dos bancos tornam as contas inativadas depois de, decorridos, 6 meses sem nenhuma movimentação financeira. Já o Banco Santander costuma inativar contas já a partir do terceiro mês sem movimentação financeira.
Caso tente transferir dinheiro para uma conta bancária cujo status esteja inativo, você se deparará com a devolução pelo MOTIVO 2. Há casos em que nem o depósito no caixa eletrônico é possível, pois o banco não identifica aquele número de conta bancária como válida.
COMO REATIVAR CONTA PARA CONSEGUIR RECEBER TRANSFERÊNCIA
Caso o número da agência e conta do destinatário esteja correto, o mais provável é que o banco inativou a sua conta por falta de uso. A boa notícia é que é muito fácil reativá-la, basta realizar qualquer movimentação de débito ou crédito para que o status da conta seja alterado para “ativa”.
No caso do Banco Santander, já ensinamos que existem diversas formas para reativar uma conta que ficou inativa por falta de movimentação. Caso não consiga fazer uma transferência, pagamento, recarga, saque, etc; se houver saldo na conta tente aplicar na poupança (qualquer valor).
Se você deixou saldo na conta inativa o banco não faz o encerramento automático. Já no caso em que a conta-corrente esteja zerada, a instituição pode proceder com o encerramento depois de, decorridos, seis meses, tal como determina o Banco Central. Caso a conta seja encerrada pelo banco não é possível reativá-la, será necessário realizar a abertura de uma nova conta.
Para quem tem contas em muitos bancos e não faz o uso frequente, vale a pena ativar o débito automático de alguma conta de consumo para evitar que o banco “congele” a conta por falta de uso. Vale também a reflexão se vale a pena manter uma conta bancária em que o uso seja esporádico, pois, dependendo do banco, manter uma conta pode gerar custos mensais.