Com apenas 3 meses sem movimentação, conta do Banco Santander pode ficar inativa.
Caso seja correntista do Banco Santander é importante tomar cuidado com a inatividade da sua conta-corrente, visto que a instituição é a única que torna a conta inativa depois de, apenas, 3 meses sem movimentação financeira; nas outras instituições financeiras o mais comum é que a conta só passe para o status de inativa após, decorridos, 6 meses sem movimentação.
A boa notícia é que é muito fácil reativar uma conta inativa do Banco Santander, o correntista só precisa realizar qualquer operação financeira de débito ou crédito; ao fazer isso a conta deixará de ter o status de inativa e voltará a receber transferências bancárias.
Não é necessário ir até uma agência do Banco Santander, basta efetuar qualquer crédito ou débito em sua conta bancária.
Importante: Se a conta ficar inativa o mais comum é que ela não seja mais válida para receber transferências via DOC e TED e, em alguns casos, depósitos em caixas eletrônicos. As transferências serão devolvidas pelo “MOTIVO 2”, que significa que o número de agência ou conta é inexistente.
O QUE FAZER PARA REATIVAR UMA CONTA INATIVA DO BANCO SANTANDER
A seguir apresentaremos algumas das possibilidades para reativar uma conta inativa do Banco Santander:
- Faça uma transferência – Pelo app faça qualquer transferência bancária, independente do valor;
- Saque um valor no caixa eletrônico;
- Recarregue o celular;
- Tente comprar algo no cartão de débito;
- Transfira qualquer valor para a poupança integrada de sua conta-corrente no Banco Santander;
- Invista;
- Aplique ou resgate na poupança integrada do Santander;
Quando a minha conta ficou inativa não consegue realizar nenhuma transação financeira pelo APP, pois a minha conta já estava há mais de seis meses sem movimentação. Felizmente, consegui reverter a situação ao fazer uma transferência de R$10,00 da conta-corrente para a poupança; ao fazer isso a conta bancária voltou ao normal.
Dica: caso quando tente efetuar a transação apareça a mensagem dizendo que a conta é inválida, que possui pendências ou pedindo para procurar o gerente, a dica é optar por outro tipo de transação. Como relatado acima, no meu caso a reativação só foi possível ao fazer uma transferência pelo app da conta-corrente para a poupança integrada, isso evitou que eu tenha que procurar o gerente da conta.
Engana-se quem pensa que a inatividade da conta com apenas três meses é prejudicial ao consumidor, na verdade ela é benéfica, pois quando a conta não está ativa a instituição não cobra nenhuma tarifa na conta, ou seja, não há cobrança de mensalidade (cesta de serviço), pois o banco entende que a conta não está em uso.