Santander passa a utilizar Biometria Facial

Novidade do Santander aumenta a segurança e a praticidade nas operações no app.

Na última quarta-feira (14), o Banco Santander começou a recomendar o cadastramento da biometria facial para todos os seus correntistas, o cadastro pode ser feito sem burocracia pelo aplicativo da instituição financeira. De acordo com o banco privado, o objetivo da biometria facial é tornar as operações mais seguras, a validação por “selfie” poderá ser solicitada no momento da realização de qualquer operação de débito ou ainda para o recadastramento do token (chave de segurança) em outro dispositivo.

O cadastro da biometria facial no Santander pode permitir que o correntista realize transações financeiras, independente do valor, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Benefícios ao cadastrar a biometria facial no app do Banco Santander:

  • Autonomia – Faça pagamentos, transferências, PIX, TED, DOC, etc com mais autonomia no app. O limite operacional será o mesmo do realizado na agência;
  • Segurança – A biometria facial garante que o solicitante da operação é o titular da conta;
  • Troca de dispositivo e recuperação de senha – Quem tem a biometria facial poderá recuperar facilmente as senhas da conta/cartão; bem como cadastrar um novo dispositivo sem precisar comparecer a uma agência ou caixa eletrônico do Banco Santander;

COMO CADASTRAR A BIOMETRIA FACIAL NO SANTANDER

O cadastro da biometria facial é feito no próprio aplicativo do Banco Santander. Não é necessário baixar aplicativo adicional! Com o app atualizado, acesse a opção CONFIGURAÇÕES > SEGURANÇA > BIOMETRIA FACIAL.

Santander Biometria Facial

App do Banco Santander agora possui biometria facial para autenticação de transações. (imagem: reprodução app Santander)

Aí é só seguir as orientações do app para a captura da face. Após a realização do cadastro basta aguardar a validação, cujo prazo é de, no máximo, 7 dias úteis.

Com a biometria facial validada, será possível ter mais autonomia na realização de serviços digitais nos canais de atendimento do Banco Santander. A biometria facial garante que o solicitante da transação é realmente o próprio correntista, o que ajuda a evitar fraudes financeiras.

Por ora, o cadastramento da biometria facial é opcional, mas como o serviço aumenta a conveniência para quem utiliza os canais digitais do banco, o cadastro é recomendado pois ajuda a prevenir fraudes.

Quem tem a biometria cadastrada poderá ter que tirar uma selfie instantânea no momento da validação de qualquer operação de débito na conta-corrente ou poupança do Banco Santander.

Além do Santander, vários bancos tradicionais e digitais já utilizam a biometria facial como camada de validação de identidade nos canais digitais. Os dados biométricos são protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e estão em consonância com o que exige o Banco Central.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente