SX é o Pix do Santander; instituição dará 10 dias por mês de cheque especial para utilização na nova modalidade de transferência.
O termo SX do Santander passou a ser adotado pela instituição para fazer referência ao novo sistema instantâneo do Banco Central, o Pix, que será lançado em Novembro de 2020. O termo SX faz referência ao S de Santander, já o X é uma alusão ao termo rápido/instantâneo. Neste artigo explicaremos sucintamente como funciona esse novo método de transferência que deve tornar obsoletas as transferências via DOC e TED.
O Pix do BC permite que o consumidor transfira dinheiro em até 10 segundos, independente do dia e do horário. Com o Pix será possível enviar dinheiro de uma instituição a outra instantaneamente, inclusive à noite, nos finais de semana e nos feriados.
O sistema também deve simplificar o processo de transferência, pois o consumidor poderá cadastrar o CPF, e-mail ou número do celular como “chave” para receber transferência sem precisar informar mais de um dado.
De acordo com o BC, as transferências serão gratuitas para as pessoas físicas, isso fará com que o novo sistema passe a ser utilizado como método de pagamento no país.
PIX DO SANTANDER TERÁ MAIS BENEFÍCIOS
A adoção do termo SX pelo Banco Santander para se referir ao Pix ocorre em virtude do banco privado oferecer aos seus correntistas benefícios que, inicialmente, não estão previstos no sistema do Bacen. Os correntistas do Banco Santander com limite de conta-corrente, por exemplo, vão poder usar a linha de crédito pelo Pix com 10 dias sem juros.
De acordo com o Santander, outros benefícios no SX deverão ser anunciados nas próximas semanas.
O fato de poder utilizar o limite de cheque especial com 10 dias por mês sem juros pelo Pix deverá facilitar ainda mais o dia a dia dos correntistas, pois eles conseguirão fazer pagamentos usando a linha de crédito.
Na prática o banco já oferece 10 dias sem juros no cheque especial para alguns de seus correntistas; com o Pix a tendência é que todos que possuam limite na linha de crédito passem a contar com o benefício.
A partir do dia 05 de Outubro de 2020, quem tem conta-corrente ou poupança no Banco Santander poderá cadastrar as chaves para utilização, ou seja, poderá vincular o número do CPF, celular ou ainda o endereço de e-mail para receber valores pelo Pix.