Mercado Pago é autorizado a atuar como emissor de cartão de crédito.
O Mercado Pago – braço financeiro do Mercado Livre – recebeu nesta quarta-feira (11), autorização do Banco Central (BC) para atuar também como uma instituição emissora de cartão de crédito independente, tal novidade permite que o MP assine contrato diretamente com os estabelecimentos para a aceitação de cartões (com ou sem bandeira) sem depender de bancos ou administradoras de cartões de crédito.
A licença, segundo o Mercado Livre, ajudará o Mercado Pago a desenvolver soluções de pagamentos mais acessíveis, pois dá independência para a instituição financeira emitir cartões próprios sem depender de parcerias com terceiros.
O aval vale inclusive para a emissão de cartões próprios sem a utilização de bandeiras, o que poderá reduzir o custo e/ou viabilizar a criação de novas soluções de pagamentos no futuro.
A aposta em produtos financeiros na América Latina é a principal estratégia do Mercado Livre, através do Mercado Pago a empresa já emprestou mais de US$ 1 bilhão.
A conta do Mercado Pago permite pagamentos em estabelecimentos comerciais, seja com o cartão ou através de QR Code no aplicativo. A vantagem de pagar com o MP é que, dependendo do estabelecimento, é possível ganhar descontos ao optar pelo pagamento móvel.
Há ainda um programa de pontos que recompensa os usuários mais frequentes com pontos que podem ser trocados por descontos e benefícios exclusivos, tal como frete grátis no site Mercado Livre, por exemplo.
Vale lembrar que o Mercado Pago já é aceito como forma de pagamento nas maquininhas da Cielo, o que expandiu o método de pagamento por QR Code para mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais no Brasil.
Em 2019 o Mercado Pago anunciou o lançamento de seu cartão de crédito próprio em parceria com uma instituição financeira, mas o produto perdeu foco e, ao que tudo indica, deve voltar agora através da emissão própria com essa licença que a instituição conseguiu do Banco Central.
O braço financeiro do Mercado Livre está cada vez mais independente no Brasil, aos poucos o aplicativo de pagamento vai disputando os consumidores dos bancos, administradoras de cartões de crédito e financeiras de empréstimos. Cabe lembrar que a conta já oferece rendimento automático que, segundo o Mercado Pago, rende mais do que a caderneta de poupança.
Atualmente o principal rival do Mercado Pago no Brasil é o PagBank do PagSeguro, pois ambas as empresas possuem atuação forte em pagamentos no e-commerce e derem início a oferta de produtos e serviços financeiros.