Como funciona a conta iti do Banco Itaú

O iti é uma conta e solução de pagamentos que pode substituir completamente a necessidade de conta bancária e maquinha de cartão.

O Banco Itaú anunciou o lançamento de uma conta que pode ser uma alternativa à conta bancária convencional, o iti vai permitir que consumidores Pessoa Física e Jurídica recebam transferências, recebam pagamentos via QR Code, paguem contas, realizem investimentos, depósitos, dentre vários outros serviços que, normalmente, só se encontra em uma conta-corrente com maquininha de cartão. A conta também deve servir como alternativa às máquinas de cartões, pois terá também uma solução completa de pagamentos.

iti Itaú - pagando estabelecimentos

Estabelecimentos vão poder pagar com iti e receber vendas na hora com taxa única de 1%. (imagem: divulgação Banco Itaú).

O iti, cujo funcionamento deve ser parecido com o aplicativo PicPay, deve estar disponível no segundo semestre de 2019.

COMO FUNCIONA O ITI DO ITAÚ

O iti foi apenas anunciado pelo Banco Itaú, seu lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2019, mas o banco já anunciou quais funcionalidades o aplicativo terá, são elas:

  • Transferências gratuitas e instantâneas entre usuários;
  • Transferências para qualquer banco via TED;
  • Pagamento de pessoas e estabelecimentos via QR CODE;
  • Pagamento de contas e recarga de celular;
  • Possibilidade de realizar empréstimos e investimentos (futuramente);
  • Proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  • Abertura de conta instantaneamente;
  • Finalidade comercial – receba vendas com taxa de apenas 1% e recebimento instantâneo;
  • Saques gratuitos nos caixas do Banco Itaú e do Banco24Horas por código até o final de 2019 (limite de saque de R$ 1 mil por dia);
  • Pagamentos por QR Code nas máquinas da Rede;
  • Cadastre qualquer cartão de crédito para fazer pagamentos e transferências;
  • Possibilidade de realizar depósitos por boleto ou transferência bancária;
  • Descontos em alguns parceiros ao pagar com o iti;
  • Abra a conta na hora e feche-a quando quiser;
  • Sem tarifa de manutenção;
Aplicativo iti Itaú

iti quer revolucionar o setor de meios de pagamentos no Brasil dispensando o uso do cartão físico e da maquininha de cartão. (imagem: divulgação Banco Itaú)

O iti tem tudo para se transformar em uma alternativa à conta bancária, pois ele oferecerá os principais produtos e serviços de uma conta-corrente. A conta também pode substituir a necessidade de maquininha de cartão, pois o empreendedor pessoa física ou jurídica terá a opção de receber pagamentos com finalidade comercial por apenas 1%.

A princípio, a conta não deve contar com cartão físico, mas o Banco Itaú não deve descartar o lançamento desse produto no futuro.

Para permitir saques sem o uso de cartão a instituição está formalizando uma parceria com o Banco24Horas que permitirá que os correntistas do iti realizem saques através de códigos gerados pelo APP, até o final de 2019 os saques nos caixas eletrônicos devem ser gratuitas e ilimitados.

Pagamento de pessoas e estabelecimentos

O grande diferencial do iti deve ser a possibilidade de pagar pessoas e estabelecimentos instantaneamente. Tal como no PicPay, as transferências sem finalidade comercial devem ser gratuitas, já para os estabelecimentos e pessoas que utilizam o aplicativo com finalidade comercial o custo para receber vendas pelo aplicativo deverá ser de 1%.

Para estabelecimentos a iti pode ser muito mais vantajosa do que uma maquininha de cartão, pois o usuário recebe a venda na hora e tem custo único de 1% do valor da transação.

Benefícios de vender com iti:

  • Não precisa adquirir máquina de cartão;
  • Pague apenas 1% sobre o valor da venda/transferência;
  • Receba suas vendas instantaneamente;
  • Use seu celular para receber vendas ou então qualquer máquina da Rede;

Para estabelecimentos que possuem máquina da Rede deve ser lançada uma atualização de software nos próprios dias que permitirá o recebimento de vendas via QR Code diretamente na maquininha, assim o estabelecimento poderá dispensar o uso do smartphone para vender com o iti do Itaú.

No começo, o produto deve ser destinado exclusivamente a Pessoas Físicas e empresas que não possuem sócios (MEI, EI e EIRELI), mas, futuramente, deve estar disponível também para empresas com mais de um sócio.

Os estabelecimentos terão opção para receber pagamentos via aplicativo, QR Code impresso ou por meio das maquininhas da Rede.

Ao anunciar o produto o Itaú já revelou planos de transformar o aplicativo em uma espécie de conta digital, inclusive com a possibilidade de inclusão futura de investimentos, empréstimos, seguros, e outros serviços agregados.

A expectativa é de que o aplicativo do iti esteja disponível para Android e iPhone já no terceiro trimestre de 2019. Os interessados em testar o aplicativo em primeira mão podem se inscrever na lista de espera pelo site do APP, basta clicar em “QUERO CONHECER” e preencher o nome completo, CPF/CNPJ e e-mail.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente