iti é a primeira conta digital a oferecer o Pix do Banco Central para 100% dos clientes.
Na quarta-feira (11), o Banco Itaú anunciou que liberou o Pix do Banco Central para todos os correntistas do iti. Embora o anúncio tenha se dado na quarta-feira, um dia antes os usuários do iti já conseguiam transferir dinheiro pelo Pix durante a fase limitada.
No changelog da última atualização (que ocorreu na terça-feira, dia 10), o “spoiler” já constava o “spoiler” sobre a novidade.
Embora antes do dia 16 de novembro de 2020 o Banco Central tenha determinado que o Pix deverá ser oferece a um número limitado de correntistas, o iti é uma conta digital do Banco Itaú, o número de usuários do aplicativo representa um pequeno percentual de clientes do banco privado e, portanto, foi possível a liberação para 100% da base de clientes do aplicativo.
Vale lembrar que durante a fase limitada o Pix funciona das 9h às 22h. A partir do dia 16 de novembro de 2020 o Pix entrará em funcionamento pleno, ou seja, funcionará todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.
Os clientes do Next, conta digital do Bradesco, não tiveram a mesma sorte.
Caso o iti fosse uma conta independente, a liberação para 100% dos usuários não seria possível. Nessa fase restrita o Pix pode ser oferecido para, no máximo, 15% da base de clientes, algo que permitiu que o Banco Itaú liberasse a funcionamento para todos os usuários de seu aplicativo que mistura conta digital com carteira de pagamentos.
A conta iti já nasceu preparada para pagamentos por QR Code, além das transferências internas e, agora, pagamentos pelo Pix, o aplicativo de pagamento também é aceito como forma de pagamento nas máquinas da Rede, Cielo e Getnet.
Liberar a funcionalidade para os clientes da conta digital foi uma boa estratégia do Itaú, visto que esses clientes estão mais preparados para realizar pagamentos digitais.
De acordo com o BC, o Pix não tem a intenção de substituir o DOC e TED no Brasil, tais métodos de transferências continuaram existindo. Mas, na prática, a tendência é que as transferências via DOC/TED se tornem obsoletas no Brasil, pois o Pix é instantâneo, funciona 24 horas e para as pessoas físicas será gratuito.