Pix começa a funcionar em horário reduzido

Pix começa a funcionar em horário reduzido para um número limitado de consumidores.

Pontualmente às 9h desta terça-feira (03), o Pix do Banco Central começou a funcionar no Brasil, o sistema entrou em funcionamento em horário reduzido para, inicialmente, permitir que as instituições financeiras se adaptem a nova tecnologia instantânea de envio e recebimento de dinheiro. Por ora, as instituições financeiras poderão disponibilizar o Pix para um número bastante reduzido de clientes.

Pix

Dentre os dias 03 e 15 de novembro o Pix terá funcionamento em horário reduzido e para um número limitado de usuários; a partir do dia 16 de novembro o sistema será lançado oficialmente e terá horário integral de funcionamento.

De acordo com o BC, dos dias 3 e 8 de novembro o Pix poderá ser ofertado pelas instituições para, no máximo, 5% da base de clientes. Já entre os dias 9 e 15 de novembro a fase de uso limitado poderá ser ampliada para até 15% dos clientes.

Durante a fase limitada, que vai até o dia 15 de novembro, são as instituições financeiras que definem quais clientes poderão usar a tecnologia de transferência instantânea antes do dia 16 de novembro de 2020. Há instituições que selecionaram até 5% da base de clientes e outras que resolveram disponibilizar essa fase de testes exclusivamente para os funcionários.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO VAI SENDO AMPLIADO GRADATIVAMENTE

Tal como noticiado pelo Conta-Corrente, antes do dia 16 de Novembro de 2020 o Pix terá seu funcionamento em horário reduzido, dependendo do dia da semana, são eles:

– Nas segundas, terças, quartas, sábados e nos domingos funcionará das 9h às 22h;
– Nas quintas funcionará das 9h às 24h;
– Nas sextas funcionará das 0h às 22h;
– A partir do dia 16 de Novembro, independente do dia da semana, o funcionamento do Pix será 24 horas;

Na segunda-feira, 16 de novembro de 2020, às 9h o Pix será oficialmente lançado pela Banco Central, a partir dessa data o sistema poderá ser utilizado por todos os clientes das instituições que aderiram ao Pix e, melhor, terá horário integral de funcionamento, o que permitirá que os usuários enviem e recebam dinheiro instantaneamente, independente do dia e do horário.

O Pix deve ter um grande impacto na indústria de pagamentos, pois ele vai permitir transferências instantâneas 24/7. Para as pessoas físicas as transferências serão gratuitas, exceto se o cliente utilizar o método de transferência com finalidade comercial.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente