Cielo anuncia conta digital Cielo Pay – Conheça!

Cielo Pay será lançada em 14 de Outubro e promete ser solução financeira completa para PF, PJ e MEI.

A Cielo acaba de anunciar o lançamento de sua conta digital própria, batizada de Cielo Pay, a conta reunirá os principais produtos e serviços financeiros de um banco com uma solução completa que permite receber vendas via QR Code, link de cobrança, transferências e até boleto bancário.

Assim como o Mercado Pago e o Nubank, todo o valor depositado na conta digital da Cielo renderá automaticamente 100% do CDI e terá liquidez diária, isto é, poderá ser resgatado a qualquer momento pelo correntista. A remuneração automática é um dos grandes diferenciais da credenciadora em relação ao PagBank, conta digital do PagSeguro.

Tele de QR Code na Máquina da Cielo

Cielo implementa solução de pagamentos via QR Code em aplicativo de conta digital e dispensa obrigatoriedade de maquininha a partir de 10 de Outubro de 2019. (divulgação /Cielo)

SOLUÇÃO COMPLETA PARA RECEBER PAGAMENTOS

A Cielo Pay promete se destacar pela solução completa para receber pagamentos. O correntista poderá receber vendas sem precisar de maquininha de cartão, podendo receber vendas por QR Code, boleto, transferências e até via link de cobrança sem precisar dos dados do pagador.

Em resumo, o Cielo Pay terá as seguintes formas de pagamentos:

  • QR Code;
  • Transferências bancárias via TED;
  • Transferências entre contas Cielo Pay;
  • Cobrança via links sem precisar dos dados do pagador;
  • Boleto bancário;

A Cielo Pay integrará o serviço Cielo QR Code, serviço que permite que o correntista PF ou PJ receba vendas via QR Code via maquininha, e que agora também estará disponível via APP. Tal solução já é utilizada por instituições como: Banco Original, PicPay, Agibank, Bradesco, Banco do Brasil, banQi, Next, dentre vários outros.

A Cielo é a solução de pagamentos via QR Code mais completa do mercado, já são mais de dez parceiros integrados ao serviço.

A taxa para receber vendas por QR Code será a mesma de uma venda com cartão de crédito à vista.

Além de vender por QR Code, o correntista da Cielo Pay também poderá utilizar o aplicativo para receber vendas por transferências, boletos e link de cobrança – o serviço de link de cobrança da Cielo é parecido com o C6 Kick, o cobrador envia um link e o receber faz o pagamento; a principal vantagem do link de cobrança da Cielo é que o cobrador não precisará dos dados do pagador, que faz o pagamento seguindo as instruções do link, que pode ser compartilhado via SMS, redes sociais, e-mail, etc.

O Cielo Pay é uma resposta da credenciadora ao dono da Rede, o Itaú, cuja instituição lançou um aplicativo de pagamentos, o iti.

A Cielo aguarda do Banco Central o recebimento de um código de três dígitos e ISPB (Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiros), o que deve ocorrer até o lançamento da conta, para que seja viabilizado o envio e o recebimento de transferências interbancárias via DOC ou TED. Mesmo sem o código de três dígitos, a conta deve funcionar com o suporte de dois bancos tradicionais (o Bradesco e o Banco do Brasil).

Ainda que a conta funcione de forma similar a um “banco”, a credenciadora deixou claro em comunicado que ainda não é um banco e, portanto, ainda não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

TARIFAS – QUANTO CUSTARÁ TER UMA CONTA CIELO PAY

Manter uma conta no Cielo Pay não custará nada! A instituição não pretende cobrar tarifa de manutenção, mensalidade e nem anuidade. A abertura da conta é 100% gratuita e o procedimento realizado inteiramente pelo aplicativo, cujo lançamento está previsto para ocorrer no dia 14 de Outubro de 2019, tanto para Android quanto para iOS (iPhone).

As únicas tarifas que o Cielo Pay terá será o custo de adquirência (recebimento das vendas), TEDs para outros bancos e saques no Banco24Horas.

Tarifas da conta:

  • Transferências para outros bancos via TED: R$5,00 cada;
  • Saques no Banco24Horas: R$7,90 cada;

A Cielo justificou a cobrança alegando que utilizará um intermediário nos pagamentos, tal como a NuConta, a Cielo não terá rede própria de caixas eletrônicos e utilizará a estrutura de um parceiro, o que gerará custos para a empresa.

Uma forma de contornar o custo para transferências para outras instituições poderá ser o pagamento de boletos de depósitos de outras contas pelo Cielo Pay, visto que o aplicativo também contará com recurso de pagamento de contas, recargas e até compra de créditos para aplicativos com Uber, por exemplo.

O empreendedor contará também com assistência 24 horas gratuita com serviços de Help Desk (ajuda com pagamentos, cobrança e com a conta), encanador e eletricista.

No caso das vendas por QR Code, outra vantagem será a agilidade no recebimento das vendas, será instantânea e sem o custo de antecipação de recebíveis.

COMO ABRIR UMA CONTA CIELO PAY

A Cielo Pay ainda não está disponível para o público em geral, o lançamento oficial da conta será só no dia 14 de Outubro de 2019. Até lá, a instituição estará testando a conta em fase beta com mais de 3 mil pessoas (funcionários e familiares de funcionários da Cielo).

O processo de abertura será 100% via aplicativo e acontecerá de forma desburocratizada. Basicamente, o futuro correntista só precisará de um documento de identificação oficial com foto, tirar um selfie e enviar fotos de alguns documentos, principalmente se a abertura da conta for para PJ.

Pontos positivos da conta anunciada:

  • Saldo rende automaticamente à taxa de 100% do CDI com liquidez diária;
  • Várias formas para receber pagamentos: QR Code, boletos, transferências e links de cobranças;
  • Saques no Banco24Horas (tarifado);
  • Pagamento de contas, boletos, recargas e Gift Cards (Uber, por exemplo);
  • Pagamento de tributos – DAS, DASN-SIMEI, PGMEI, DARF com código de barras, GPS, dentre outros;
  • Atendimento via WhatsApp ou por chat no aplicativo;
  • Cartão pré-pago internacional (bandeira ainda não anunciada);
  • Limites de crédito pré-aprovados (empréstimo pessoal);
  • Assistência gratuita: help desk, encanador e eletricista;
  • Folha de Pagamento Digital – pagamento de funcionários;
  • Número de agência e conta-corrente para recebimento de transferências bancárias no CPF ou CNPJ do titular;
  • Gestão de vendas por APP ou internet banking;
  • Possibilidade de criar usuários para processar vendas em mais de um smartphone;
  • Possibilidade de oferecer promoções dentro do APP (baseado na localização do usuário) para pagamentos com a Cielo Pay;
  • Aceite pagamentos via QR Code de mais de 10 instituições financeiras integradas a solução de pagamentos da Cielo;
  • Abertura de conta sem burocracia;
  • Futuramente, liberação de limites de crédito (sujeito à análise de crédito);

Como ponto negativo podemos citar a ausência de proteção do FGC, mas, nada além do normal, visto que a conta da Cielo é uma conta de pagamentos dispensada desse tipo de seguro. Vale ressaltar que as contas do Mercado Pago, PagSeguro, banQi, dentre várias outras, também não contam com a cobertura.

A conta de pagamentos da Cielo deve unir o útil ao agradável, em uma única conta o correntista poderá receber pagamentos com finalidade comercial e com taxas acessíveis; além disso, o Cielo Pay pode substituir completamente a necessidade de um banco para muitos empreendedores.

O Pay da Cielo deve acirrar ainda mais a disputa pelo mercado de contas digitais no Brasil, principalmente no segmento PJ, foco principal da instituição. O surgimento de várias soluções de pagamentos por QR Code já motivou o Banco Central a estudar inclusive a padronização dessa forma de pagamento no país, uma clara tentativa de popularizar alternativas aos cartões e, consequentemente, baixar as taxas do setor de adquirência.