Aumente a rentabilidade de seus investimentos no Tesouro Direto transferindo a custódia de seus investimentos para o Intermedium, que agora possui taxa zero!
O Intermedium retirou a cobrança da taxa de custódia dos investimentos no Tesouro Direto, agora é possível investir com taxa zero através de uma conta-corrente digital 100% gratuita e ilimitada. Hoje ensinaremos como transferir a custódia de seus investimentos na Easynvest ou qualquer outra corretora para o Intermedium, por exemplo, o procedimento é fácil, rápido e gratuito.
Observação: O Intermedium não é um agente integrado do Tesouro Direto, por isso as aplicações só podem ser realizadas pelo site/app oficial do Tesouro Direto. A Easynvest, por exemplo, é agente integrado e também não cobra taxa de corretagem, por isso avalie se vale a pena transferir a custódia. Só recomendamos a transferência caso a corretora de origem cobre taxa de corretagem. Caso o banco/corretora atual de seus investimentos também não cobre a taxa de administração, a transferência não impactará em nada na rentabilidade de seus investimentos.
TRANSFERÊNCIA DE CUSTÓDIA PARA O INTERMEDIUM
A transferência de custódia de títulos do Tesouro Direto – portabilidade – é simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
- 1 – Esteja cadastrado no Tesouro Direto pelo Banco Intermedium – Para poder transferir um ou mais títulos para o Intermedium é necessário que o interessado seja correntista do Intermedium e a conta digital esteja habilitada no IDTVM e com o perfil do investidor preenchido eletronicamente. Neste artigo ensinamos o passo a passo para fazer a habilitação do Tesouro Direto pela Conta Digital. Você obterá do Banco Intermedium um código de investidor que servirá para transferir a custódia de seus títulos para a instituição.
- 2 – Entre em contato com o custodiante de origem – Caso seu título do Tesouro Direto esteja sendo custodiado pela Easynvest entre em contato com ela; se estiver no Itaú Corretora contate a instituição, e assim por diante. Ao manifestar o interesse na transferência de custódia a instituição de origem pedirá o seu código de investidor na outra instituição e, em alguns casos, pedirá para assinar um documento confirmando a transferência (eletronicamente ou não).
- 3 – Após confirmar a solicitação de transferência de custódia e enviar a documentação necessária – se aplicável – é necessário aguardar, em média, 2 dias úteis para que a portabilidade seja completada.
- 4 – Após o processo ser concluído o (s) seu (s) título (s) serão custodiados pelo Banco Intermedium, você também poderá visualizá-los diretamente pelo site ou app do Tesouro Direto.
Observações:
- O pedido de portabilidade – transferência de custódia – deve ser sempre realizado na corretora/banco de origem dos seus títulos.
- Você precisará estar cadastrado no Tesouro Direto pelo Banco Intermedium (veja aqui o passo a passo).
- Algumas corretoras disponibilizam o formulário eletrônico para transferência de custódia pelo Internet Banking (home broken – home banking), enquanto outras exigem que o correntista assine um documento e, em alguns casos, reconheça firma do documento em cartório.
- Após o envio de toda a documentação a corretora de origem tem até 2 dias úteis para concluir a transferência da custódia para o IDTVM do Banco Intermedium.
- A portabilidade de títulos do Tesouro Direto é gratuita.
- Não haverá incidência de Imposto de Renda (IR) na transferência de custódia, pois essa incidência só ocorre no resgate.
- Caso a corretora de origem cobre taxa de corretagem e você tenha menos de 1 ano de investimento o valor poderá ser deduzido do título no momento da portabilidade do investimento.
- A transferência de custódia só pode ser feita entre contas do mesmo CPF.
Atualizado em 24 de Fevereiro de 2017 às 09h50min a.m (UTC-3)