Next Bank está chegando para concorrer com bancos digitais

Banco digital Next Bank deve ser lançado em 2016 através de uma campanha de natal. Instituição do Bradesco quer aliar design e funcionalidade com alta tecnologia para revolucionar o setor bancário e criar o “banco do futuro”.

O número de bancos digitais não para de crescer, a cada dia uma nova startup surge ou um banco convencional anuncia o lançamento da abertura de conta-corrente pela internet ou através de aplicativo, dispensando a necessidade de comparecimento na agência. O Bradesco lançará ainda em 2016 o Next Bank, que será um banco 100% digital, tudo será feito pela internet através de um APP, desde a abertura da conta até a solicitação de produtos e serviços. A plataforma de inovação está sendo testada desde o ano passado e, finalmente, deve chegar ao mercado.

Next será o novo banco digital criado pelo Banco do Brasil. As operações iniciam-se até o final de 2016 (divulgação)

Next será o novo banco digital criado pelo Banco Bradesco. As operações iniciam-se até o final de 2016 (divulgação)

A iniciativa do Bradesco custou cerca de R$ 120 milhões, será um banco focado para o público jovem, conforme revelou uma fonte envolvida no projeto. Embora pertencente ao Bradesco, o novo banco deve apenas citar discretamente no verso cartão que é uma empresa do Banco Bradesco, a ideia é ficar mais parecida com uma startup, dando o ar da revolução.

O Bradesco já vem movendo esforços para cativar os clientes das startups para não perder espaço no mercado. No segundo semestre de 2016 a instituição lançou em parceria com o Banco do Brasil o Digio VISA, um cartão de crédito que é concorrente direto do Nubank MasterCard e que é emitido pelo Banco CBSS (empresa do conglomerado Elopar).

A marca NEXT já é utilizada pelo Bradesco em alguns espaços em shoppings e na internet, já até foi alvo de uma campanha publicitária em 2014, conforme pode ser observado no vídeo abaixo, mas é pouco conhecida. O lançamento do novo banco é uma iniciativa da instituição para fazer frente as fintechs e bancos digitais como: Banco Original, Intermedium, Neon e Unobank que será lançado em breve. Além disso, deve concorrer com o cartão de crédito Nubank MasterCard, um concorrente da Bradesco Cartões.

Os caixas eletrônicos do Bradesco serão utilizados pelo novo Banco Digital, bem como a integração com o Banco24Horas.

Tarifas – Essa questão ainda não foi divulgada pelo Bradesco, não se sabe se a instituição oferecerá uma conta digital gratuita e ilimitada (tal como a Conta Digital Banco Intermedium) ou se será uma conta com tarifas (pacote de serviço ou tarifas avulsas) como: Banco Original e Neon.

O Bradesco já possui uma conta digital ilimitada, a Digiconta, mas ela só pode ser aberta pela internet. O Next pode ser a evolução da Digiconta ou então uma conta comum (tarifa) mas com alta tecnologia envolvida.

O Next será um banco completo, ele oferecerá desde conta-corrente até seguros, investimentos, empréstimo pessoal, títulos de capitalização, previdência privada, etc. Tudo poderá ser contratado através da internet, reforçando o conceito de digital (e não digitalizado).

Bancos iniciam operação digital – Quase todos os bancos brasileiros já possuem a abertura de conta pela internet. O Banco Itaú lançou o APP Abreconta, que dispensa o comparecimento na agência; Banco do Brasil integrou a abertura de conta no APP oficial; e o Santander vem reforçando cada vez mais a parceria com o Conta Super, que permite a abertura de uma conta pré-paga pela internet ou celular, sem burocracia. Com a ditalização a maioria dos bancos já anunciaram planos para diminuir o número de agências no médio-longo prazo.

No vídeo abaixo (de 2014) é possível conferir o lançamento do Bradesco Next, plataforma de inovação do Bradesco e que dará origem ao Next Bank.

O Next terá um app para Android e IOS (iPhone) e contará com diversos recursos tecnológicos como:

  • Integração com Smartwatches (relógios inteligentes);
  • Atendimento por redes sociais;
  • Transações pelas redes sociais usando bots;
  • Atendimento por chat;
  • APP completo para gerenciamento da conta;
  • Depósito de cheques pelo celular;
  • Integração com carteiras digitais de pagamento;
  • Geolocalização – serviço que faz automaticamente o aviso viagem do cliente baseado na localização do GPS do celular;
  • Leitura da palma da mão;
  • Use de caixas eletrônicos por NFC (apenas nos terminais do Bradesco que sejam compatíveis);
  • Cartões com tecnologia Contactless (por aproximação);
  • Transações por comando de voz no APP;
  • APP compatível com leitor de impressão digital;

Além de presença na internet o Bradesco deve investir em stands de divulgação em shoppings e locais de grande circulação como: aeroportos e estações de metrô, o que deve ser uma grande diferencial para competir com as fintechs.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente