10 motivos para ativar o Modo Rua do Nubank

Faz operações financeiras em locais públicos? Conheça o Modo Rua do Nubank que traz mais proteção.

Relatos têm surgido nos últimos anos de pessoas que tiveram seus celulares roubados ou furtados e, como resultado, os criminosos efetuaram transações financeiras indevidamente a partir de suas contas. Como medida para prevenir tal acontecimento, o Nubank apresentou o Modo Rua, uma ferramenta integrada ao seu aplicativo que atua como uma camada adicional de segurança para a proteção da conta e do dinheiro do usuário.

Modo proteção: Nubank permite marcar redes wifi confiáveis através do Modo Rua que cria uma camada de segurança adicional para as transações fora de casa. (imagem: divulgação Nubank)

Basicamente, o Modo Rua do roxinho é uma camada extra de segurança que identifica quando o correntista está conectado a uma rede wifi segura e quando, porventura, está na rua. Sempre que desconectado de uma rede wifi segura o aplicativo reduz o limite de transações como: pagamentos, transferências, TED, Pix, etc. Além disso, quando o correntista está fora de casa todas as transações precisam de autenticação facial (biometria facial).

Se você mora em uma cidade brasileira em que os índices de criminalidade são altos, ativar o Modo Rua do Nubank é altamente recomendado, pois pode reduzir o prejuízo financeiro em caso de perda, roubo, extravio ou sequestro.

A seguir, enumeramos algumas das situações em que ativar o Modo Rua do Nubank é altamente recomendado:

1 – Se você mora em um município com alto índice de criminalidade

A segurança financeira é uma preocupação constante para muitas pessoas, principalmente para aquelas que residem em cidades com índices elevados de criminalidade. O aumento do roubo e furto de celulares pode levar à perda de dados sensíveis, incluindo informações financeiras, e causar transtornos aos usuários.

O Modo Rua do Nubank funciona como um mecanismo de proteção adicional para os clientes que residem em áreas com alto índice de criminalidade: eles conseguem estipular um limite transacional para quando o celular estiver desconectado de uma rede wifi marcada como confiável.

Hoje, infelizmente, a criminalidade chegou em praticamente todos os municípios do Brasil, até mesmo as cidades mais interioranas já são vítimas dos criminosos.

2 – É usuário de transporte público

Caso utilize o transporte público, a ativação do Modo Rua é muito recomendada, pois além da criminalidade, nesses locais de grande aglomeração o risco de perder o celular é muito grande, seja por descuido ou acidente.

Geralmente, em ônibus, trens, metrôs ou transporte por aplicativo, o consumidor não costuma realizar operações de valores elevados, daí a importância de ativar o recurso de segurança do Nubank que foi criado para reduzir os impactos de uma possível operações indevida e/ou forçada.

Ao ativar a ferramenta de proteção, o aplicativo se torna mais criterioso para aprovar transações financeiras, podendo exigir selfie instantânea no momento da validação da operação.

3 – Se você usa o celular sem senha ou se o método de autenticação é falho

Embora o aplicativo do Nubank praticamente force o usuário a utilizar o método de bloqueio/desbloqueio do celular, muita gente insiste em desativar o recurso de segurança, seja porque tem dificuldade para memorizar o código ou porque não quer gastar alguns segundos para realizar o desbloqueio.

Ainda que as marcas nos aparelhos mais avançados tenham simplificado o desbloqueio através de biometria, facial ou até mesmo leitura da íris, muita gente opta por desativar o recurso para tornar a utilização do dispositivo mais rápida.

Ademais, algumas marcas possuem desbloqueio por formas inseguras, dentre elas: senha de quatro dígitos, desenho de padrão ou até mesmo a seleção de imagens sequenciais.

Cabe lembrar que além de ativar o “Street Mode” do Nubank, o cliente ainda pode configurar no aplicativo para que seja solicitado senha ou biometria sempre que o usuário abre o aplicativo, tal recurso dificulta o acesso de terceiros ao app do roxinho, mesmo que o consumidor não faça uso de senha de bloqueio no celular.

4 – Se o seu celular é compartilhado

Embora não seja recomendado compartilhar o telefone celular com terceiros, principalmente se ele tiver instalado aplicativos bancários, muitas pessoas compartilham o smartphone com cônjuges, filhos, pais, amigos, etc. Daí a importância de aprimorar a segurança para impedir eventuais transações indevidas que possam acontecer.

Seja para mostrar uma foto, deixar alguém jogar ou ouvir música no seu celular, é preciso não apenas ativar o Modo Rua, mas também colocar senha de autenticação no aplicativo do Nubank para impedir que essas pessoas que “empresta” o seu celular, tenham acesso às informações sensíveis da sua conta como: saldo e operações realizadas, por exemplo.

Por mais que confie 100% na pessoa que está emprestando o celular, nada impede que nesse momento que o aparelho estiver fora do seu alcance ele caia em mãos erradas, seja porque a pessoa que pegou emprestado esqueceu o aparelho desbloqueado na mesa ou porque o aparelho foi subtraído por outrem.

5 – Tem o hábito de conectar em redes públicas ou WIFI de terceiros

Usar a internet em redes públicas ou de terceiros tem um risco! Caso a rede seja administra por uma pessoa com más intenções, pode acontecer do seu celular estar em risco, principalmente se a rede for aberta e/ou não contar com criptografia.

A boa notícia é que o aplicativo do Nubank possui criptografia, assim, mesmo que utilizado em uma rede pública, as informações são criptografadas. Mas, infelizmente, existe o risco de a rede estar sendo monitorada e, com isso, o risco de uma fraude cibernética existe.

Então é inteligente reduzir o limite de transações sempre que estiver desconectado de uma rede WIFI marcada como confiável, visto que nesses locais raramente o usuário efetuará transações de valores elevados.

Se, ainda sim, for necessário realizar uma operação de alto valor fora de casa, o ideal é utilizar a rede de dados do celular e não redes públicas e/ou administradas por pessoas que não confie.

6 – Se você frequenta locais de risco

O Modo Rua do Nubank também é muito recomendado para pessoas que tenham o hábito de frequentar locais com aglomerações ou grande fluxo de pessoais, dentre os quais: clubes, baladas, festas, academias, praias, salões de dança, bares, restaurantes, etc.

Isso porque o risco de perder o telefone celular nesses locais é maior.

Ademais, dificilmente o usuário transferirá muito dinheiro nesses locais.

O recurso além de limitar os gastos fora de casa (valor da limitação é definido pelo próprio correntista), ainda força o app a pedir uma rápida validação por selfie para garantir que a pessoa que realiza a operação é realmente o titular da conta do Nubank.

7 – Viajantes frequentes

Quem viaja tem maiores riscos de distração, isso porque o telefone celular pode ter que ficar alguns minutos fora da sua vista, principalmente em portos e aeroportos. Basta observar o grande número de pessoas que perdem o smartphone no acesso das áreas de segurança dos aeroportos (raio x, por exemplo), seja por descuido ou conduta de terceiros mal-intencionados.

Em viagens de turismo essa distração costuma ser maior, pois o viajante está relaxado e fascinado com o destino da viagem. Eu mesmo já esqueci o celular no avião mais de uma vez!

A partir do momento em que o celular cai em mãos erradas, há o risco da pessoa fazer o bruce force do smartphone (forçar o desbloqueio utilizando softwares especializados) e, com isso, tentar transacionar no app do Nubank. Ao ativar o Modo Rua do Nubank, mesmo que a pessoa consiga realizar o desbloqueio ela não conseguirá movimentar dinheiro, pois além das transações estarem limitadas, o app ainda exigirá a autenticação por biometria facial.

8 – Limite escolhido pelo próprio usuário

Engana-se quem pensa que ao ativar o Modo Rua o usuário será limitado desproporcionalmente para realizar operações fora de casa. De acordo com o Nubank, o limite do Modo Rua é escolhido pelo próprio correntista de acordo com as suas necessidades.

Afinal, nem todo mundo possui o mesmo perfil de consumo. Há pessoas que gastam por dia no máximo R$ 300 reais e outras que esse valor não paga nem o almoço da família.

Note, porém, que caso precise fazer um pagamento acima do limite definido, isso não significa que ficará impedido, em vez disso, o app do Nubank solicitará a autenticação da transação por biometria facial (selfie), o que evita inconvenientes.

9 – É grátis e pode ser alterado sempre que necessário

Para ativar o Modo Rua Nubank não é necessário pagar nenhuma taxa! De acordo com o roxinho, não há cobrança de nenhum valor adicional para ativar esse recurso opcional de segurança.

Além disso, sempre que necessário o limite para transações fora de casa, ou seja, fora de redes wifi confiáveis, pode ser alterado pelo correntista. Note, porém, que pode ser que seja necessário aguardar um prazo para o novo limite ser implementado (geralmente 24 horas). A exceção é a redução do limite que, segundo o BC, pode ser feita sempre instantaneamente.

10 – A identificação é pela rede WIFI e não pelo GPS

Ao desenvolver o Modo Rua, o Nubank pensou também na forma como o recurso afetaria a duração de bateria do usuário. Inicialmente, a ferramenta foi pensada para utilizar a geolocalização do usuário para determinar se a região da transação é ou não segura, mas, posteriormente, chegou-se a conclusão de que a utilização do GPS continuamente teria um impacto muito negativo no consumo de bateria do celular do usuário.

Foi por isso que a equipe de segurança decidiu usar como método de validação às redes WIFI marcadas como confiáveis, pois isso não gera impactos significativos na duração da bateria do usuário. Ademais, o correntista consegue marcar mais de uma rede wifi como confiável.

Com a popularização da internet, hoje em dia a maioria dos brasileiros possuem acesso a esse tipo de serviço. Até porque o uso da rede móvel acaba sendo mais caro e limitado em comparação à internet residencial que, felizmente, está mais acessível.

Em resumo, o Modo Rua do Nubank é uma ferramenta essencial para proteger as suas informações financeiras e garantir a tranquilidade em suas transações. Com sua ativação, você pode desfrutar de um serviço mais seguro e confiável, sem se preocupar tanto com possíveis fraudes ou problemas financeiros decorrentes do roubo ou furto do seu celular.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente