O Modo Rua do Nubank é uma funcionalidade criada para oferecer aos consumidores mais segurança e praticidade em suas compras realizadas fora de casa.
Recentemente, o Nubank lançou uma nova funcionalidade, o Modo Rua, que permite aos seus usuários definir limites para as transações realizadas em ambientes públicos. Com a crescente preocupação com a segurança dos dados e das informações financeiras, essa inovação vem ao encontro das necessidades dos usuários, oferecendo mais tranquilidade e confiança para realizar transações em deslocamento. Este artigo explicará sucintamente como utilizar essa ferramenta e como ela pode ser de grande valia para a segurança financeira no seu dia a dia.
O modo fora de casa do Nubank é o primeiro serviço bancário focado em soluções de segurança para operações realizadas fora de casa/trabalho, tal solução cria uma camada adicional de segurança limitando o valor de transações, bem como exigindo validação por selfie sempre que o consumidor está desconectado de uma rede definida como confiável pelo usuário.
Como funciona o Modo Rua do Nubank
O Modo Rua do Nubank é um recurso de segurança opcional do roxinho que permite que os correntistas definam redes WIFI confiáveis, tal como a sua casa, trabalho, parentes, etc. A partir daí, sempre que o correntista não estiver conectado em um WIFI confiável, o aplicativo se tornará mais criterioso para aprovar transações.
A autenticação de transações fora das redes confiáveis exigirá o reconhecimento facial, além disso, as operações de transferências, Pix e pagamento de boletos poderão ter o limite reduzido por segurança, tal limitação é definida pelo próprio usuário.
Caso ocorra perda ou roubo do aparelho, é possível impedir transações realizadas sem autorização e garantir a segurança financeira do cliente. Dessa forma, o Modo Rua do Nubank se destaca como uma ferramenta importante para a proteção financeira dos usuários em suas compras fora de casa.
Vantagens de ativar o modo fora de casa:
1. Controle financeiro: é possível definir limites de gastos para compras realizadas fora de casa.
2. Segurança contra golpes: o Modo Rua reduz o risco de golpes e fraudes em transações fora de casa, como o golpe do Pix.
3. Proteção contra roubo ou perda do aparelho: é possível impedir transações realizadas sem autorização em caso de roubo ou perda do aparelho, visto que as operações realizadas fora de casa exigirão autenticação por selfie (biometria facial).
4. Praticidade: a ferramenta oferece mais praticidade em compras realizadas dentro de casa ou locais confiáveis, pois nesses locais a autenticação por selfie pode ser dispensada.
5. Evita cobranças indevidas: a limitação de gastos ajuda a evitar cobranças indevidas em transações fora de casa.
6. Configuração fácil: a ativação do Modo Rua é fácil e pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Nubank.
7. Funciona em todo o mundo: o Modo Rua funciona em qualquer lugar do mundo, não apenas no Brasil. Caso tenha imóvel no exterior, por exemplo, é possível marcas redes de lá como confiáveis;
8. Gratuito: a ferramenta é oferecida gratuitamente aos clientes do Nubank, sem custos adicionais.
9. Ótimo para transações de valores elevados: Caso o usuário faça uma operação de alto valor em uma rede confiável, a liberação da transação tende a ser mais rápida caso o roxinho constate que foi feita através de uma rede confiável;
10. Acaba com a necessidade de ter um segundo celular para utilizar, por exemplo, uma conta com menos dinheiro para mitigar os prejuízos em caso de fraude financeira ao usar o celular em deslocamentos.
Como ativar o Modo Rua do Nubank
- O processo de ativação dessa ferramenta opcional de segurança é bem simples, basta que o usuário ative o Modo Rua seguindo o passo a passo que demonstraremos a seguir:
- Logado na sua conta do Nubank, clique no menu e entre em SEGURANÇA;
- Clique em “Modo Rua” e, posteriormente, “CONTINUAR“;
- Na próxima tela defina limites para compras realizadas fora de casa. A definição do limite é livre e depende do padrão de consumo do usuário, o ideal é que o limite estabelecido seja um pouco maior que a média diária que está acostumado a gastar fora de casa;
- Após definir o valor máximo fora de casa, na próxima tela será possível selecionar suas redes WIFI seguras. É possível cadastrar múltiplas redes, o ideal é que cadastre todas de locais onde está acostumado a realizar operações acima do limite do Modo Rua;
- Para finalizar basta clicar em “PRONTO“;
Importante: Com o Modo Rua ativado, pode ser necessário ter que autenticar todas as operações realizadas fora de WIFI confiáveis com biometria facial, mas o processo é bem simples.
A ativação do recurso também aprimora os mecanismos de segurança da instituição, pois em caso de transação atípica a fintech saberá se a operação está sendo realizada dentro ou fora de uma rede marcada como confiável.
Não se convenceu que o Modo Rua é importante? Veja 10 motivos para ativar o Modo Rua do Nubank.
O novo recurso de segurança do Nubank pode ser uma medida importante para proteger-se da criminalidade que, infelizmente, é uma realidade no Brasil. Com o aumento da violência em grandes centros urbanos, os riscos de golpes e fraudes financeiras também aumentam. A ativação do Modo Rua permite que o usuário tenha mais controle sobre suas transações e limites de gastos, evitando assim cobranças indevidas e outras transações fraudulentas. Além disso, a ferramenta oferece segurança contra golpes do Pix, sequestro relâmpago e outros tipos de fraudes financeiras que têm se tornado cada vez mais comuns no país.