No crédito ou débito, clientes do Nubank agora podem enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp.
O Nubank saiu na frente e é a primeira fintech a permitir transferência de dinheiro pelo aplicativo WhatsApp. Além de pagar amigos e parentes pelo app que conversam, os clientes do Nubank também podem pagar empresas cadastradas no WhatsApp Business sem a cobrança de nenhuma tarifa, tal como já ocorre com as transferências de dinheiro pela conta digital do roxinho.
O pagamento poderá ser feito com o cartão físico ou virtual do Nubank. As transferências pessoais podem ser pagas na função débito; já as transferências para empresas com perfil verificado no WhatsApp Business tanto na função crédito como no débito.
O objetivo do Facebook foi o de criar um sistema onde usuários pudessem enviar dinheiro de forma tão simples quanto enviar uma mensagem.
COMO TRANSFERIR DINHEIRO PELO WHATSAPP USANDO O NUBANK
Em uma conversa no WhatsApp com a pessoa para o qual deseja enviar dinheiro, clique no “clipezinho”, tal como mostra a imagem abaixo:
Em seguida, aperte o botão PAGAMENTO, daí é só escolher o quanto deseja enviar.
Na próxima tela será necessário escolher o cartão Nubank (se já tiver cadastrado) ou então cadastrar um novo número. Como o cartão do Nubank pode ter as duas funções (crédito ou débito), o pagador é que deve escolher em qual modalidade deseja processar o pagamento antes de confirmar a transferência.
Nota: Só é possível pagar transferências pessoais na função débito.
A confirmação da operação é feita através da digitação da senha de 4 dígitos cadastrada assim que o usuário ativa e valida o perfil do Facebook Pay no WhatsApp.
Com o pagamento confirmado o status da transação na conversa muda de “processando” para “processado“, o que significa que o pagamento foi concluído.
Caso o botão de PAGAMENTO ainda não esteja aparecendo no seu WhatsApp, basta aguardar, pois tal funcionalidade está sendo liberada aos poucos e, segundo o Facebook, vai chegar a todos os usuários do Brasil nas próximas semanas.
Já o recebimento de dinheiro pelo WhatsApp pode ser feito utilizando uma conta digital no Nubank, basta cadastrar os dados de sua conta na fintech junto a Cielo pelo Facebook Pay, assim, qualquer dinheiro recebido pelo WhatsApp cairá automaticamente em até 2 (dois) dias úteis em sua conta digital no Nubank.
Custos e limites
As transferências para amigos, parentes, etc, que não envolverem transações comerciais, isto é, de pessoa para pessoa, são gratuitas! Não haverá custo nem para quem paga e nem para quem recebe o dinheiro.
Já as operações comerciais realizadas pelo aplicativo (empresas ou pessoas que usam o WhatsApp Business) terão um custo fixo de 3,99%, esse percentual será descontado automaticamente do montante recebido pela empresa.
Com relação ao prazo de pagamento, ele será de 2 dias úteis e será creditado pela Cielo (processadora dos pagamentos no WhatsApp) diretamente na conta bancária informada pelo usuário do WhatsApp Pay.
Pela ferramenta só é possível enviar dinheiro para pessoas que estejam no Brasil e em Reais. A novidade anunciada pelo WhatsApp não compete, por enquanto, com outras fintechs que permitem o envio e recebimento de dinheiro do exterior, algo que demandaria uma autorização específica do Banco Central.
Com relação aos limites, cada pessoa pode enviar até R$ 1 mil por pagamento, podendo realizar até 20 transações por mês, desde que o valor total enviado ou recebido no mês calendário não ultrapasse o valor de R$ 5 mil. Ao atingir o limite de pagamentos (tanto para enviar quanto para receber) o usuário ficará bloqueado para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp até o próximo mês, quando os limites operacionais são restabelecidos.
Além do Nubank – fintech pioneira a permitir pagamentos e transferências dentro do WhatsApp – o serviço também aceita cartões do Banco do Brasil e da cooperativa Sicredi.
Além da agilidade no processo de pagamento, as transferências pelo Whats possuem outras vantagens: dispensam contato físico no processo de pagamento e permitem que pessoas e empresas recebam vendas com cartões sem a necessidade de adquirir uma maquininha.
É questão de tempo até esse novo método de pagamento ganhar popularidade no Brasil. Afinal, estamos falando de pagamentos no app de conversas mais utilizado no país.