“Nação roxa” ganhou 5 milhões de novos clientes em menos de cinco meses.
Em Janeiro de 2020 o Nubank comemorou a marca de 20 milhões de clientes, agora, menos de cinco meses depois, a fintech anunciou ter alcançado 25 milhões de clientes, número que mantém a posição do banco digital como o sexto maior banco do país.
De acordo com o Nubank, a marca de 25 milhões de clientes inclui todos os clientes da fintech, isto é, usuários da conta digital e do cartão de crédito sem anuidade. A empresa optou por não detalhar o número de clientes pois um mesmo cliente pode ter os dois produtos que, indiretamente, são interligados.
Números dos 6 maiores bancos do país:
- 1 – Bradesco – 99,5 milhões de correntistas;
- 2 – Caixa Econômica Federal (CEF) – 96,3 milhões de correntistas;
- 3 – Itaú Unibanco – 82,4 milhões de correntistas;
- 4 – Banco do Brasil – 66,1 milhões de correntistas;
- 5 – Santander Brasil – 48,7 milhões de correntistas;
- 6 – Nubank – 25 milhões de clientes;
O Nubank já tem mais da metade do número de correntistas do quinto maior banco do país, o Santander Brasil, o que mostra que, embora a concorrência entre os bancos digitais tenha aumentado, ainda há muito espaço para crescimento.
DO CARTÃO AO “BANCO” COMPLETO PELO CELULAR
Lançado em 2013, o Nubank começou com a oferta de cartão de crédito sem anuidade cujo gerenciamento pode ser feito 100% pelo aplicativo no smartphone. Aos poucos a fintech foi incluindo outros produtos como conta digital, programa de fidelidade Nubank Rewards e empréstimo pessoal.
A vontade de crescer foi tanta que o roxinho começou a se expandir internacionalmente em 2019, quando anunciou o lançamento de cartão de crédito no México e na Argentina.
Hoje, excluindo China e Índia, o Nubank tem a maior conta digital do mundo! O app financeiro é um dos mais baixados no país em todas as lojas de aplicativos (Apple Store e Google Play Store).
O PicPay é o concorrente digital que está mais próximo dos números do Nubank, a carteira de pagamentos que oferece serviços financeiros atingiu recentemente a marca de 20 milhões de clientes. No caso do PicPay, o crescimento se intensificou em 2020 pois a fintech fez parcerias com estados e municípios para pagar os auxílios emergencias, o que deu um “boom” de clientes.
Talvez o principal obstáculo para o seu crescimento seja a digitalização dos brasileiros; embora o país seja um dos que mais utiliza redes sociais no mundo, milhões de pessoas não possuem acesso à internet, seja por morar em uma área não atendida pelas operadoras, custo ou pela simples falta de conhecimento.