Nubank usará código de débito automático para lembrar consumidores de pagar contas de consumo, entenda.
Aos poucos, o Nubank começou a liberar o serviço de débito automático, além do tradicional serviço que já é oferecido nos bancos tradicionais, o roxinho anunciou que vai inovar mais uma vez ao oferecer junto com o seu Assistente de Pagamentos duas outras funcionalidades: possibilidade de agendamento de transferências recorrentes por TED ou Pix; e um serviço de “Débito Semi Automático”.
De acordo com o “spoiler” do aplicativo, a função “Me Lembrar de Pagar” permitirá que o correntista use o código de débito automático para acompanhar as contas recorrentes e, em contrapartida, facilitar o pagamento. Diferentemente do débito automático, o “Me Lembrar de Pagar” não fará o pagamento automático da conta, o consumidor terá que acessar a notificação e, em poucos cliques, autorizar ou programar o pagamento.
Assim, o “Me Lembrar de Pagar” promete ser um serviço de semi débito automático. Embora o pagamento não seja automático, através do cadastro no serviço o consumidor conseguirá acompanhar as contas futuras sem precisar ficar digitando ou lendo o código de barras; o recurso proporciona maior controle financeiro.
Vantagens do débito semi automático:
- Acompanhe suas contas de consumo no app sem burocracia;
- Caso o valor esteja correto, o consumidor pode pagar a conta em poucos cliques;
- Em caso de divergência de valor o consumidor tem a opção de contestar a cobrança sem correr o risco do pagamento ser efetuado automaticamente na data do vencimento;
- Gratuito, não haverá nenhuma cobrança pela utilização da função “Me Lembrar de Pagar”;
BRASILEIROS E O MEDO DO DÉBITO AUTOMÁTICO
O recurso surgiu através de uma constatação, muitos brasileiros não usam o serviço de débito automático com medo de cobranças indevidas. Como o débito automático debita automaticamente a conta de água, luz, telefone, gás, etc, de forma automática no dia do vencimento, muitos consumidores temem cobranças indevidas por parte das empresas/concessionárias.
Caso o valor do “semi débito automático” não esteja de acordo, o consumidor tem a oportunidade de não efetuar o pagamento e entrar e contestar a cobrança diretamente com a empresa e/ou concessionária do serviço contratado.
O Me Lembrar de Pagar é similar ao DDA (Débito Direto Autorizado), a diferença é que o DDA só serve para boletos bancários; já o novo recurso do Nubank funcionará de forma parecida, mas com contas de consumo. Para que o recurso seja possível a fintech usará o código de débito automático como “API” para buscar contas futuras.
Infelizmente, o correntista terá que cadastrar cada uma das contas de consumo que deseja incluir no serviço, visto que ainda não existe um DDA de contas de consumo.