Nubank testa validação de transações por selfie.
O Nubank está testando uma nova funcionalidade de segurança, chamada de Liveness Check, a tecnologia faz a validação do usuário através da biometria facial, o que garante que o pagamento, transferência e demais transações de débito são realizadas apenas pelo titular da conta/cartão.
O Liveness Check nada mais é do que a validação instantânea de uma selfie que deve ser tirada pelo usuário no momento da operação. Já há aplicativos que fazem uso da biometria facial para validar operações de débito e, assim, garantir que a pessoa que processa a transação é realmente o titular da conta.
Futuramente, o Liveness Check poderá ser utilizado até nas transferências pelo Pix, o que poderá inclusive dispensar a necessidade de senha no momento da operação.
De acordo com o Nubank, a tecnologia Liveness Check está sendo disponibilizada para alguns usuários que estão cadastrados como Beta Testers, ou seja, que possuem o aplicativo do Nubank na versão beta.
O Nubank não é a primeira empresa a apostar na biometria facial para trazer mais segurança as operações. O Banco Original e o PicPay utilizam uma tecnologia que permite a identificação do usuário mesmo que ele esteja utilizando uma máscara de proteção facial; a Neon Pagamentos também já utiliza a tecnologia de reconhecimento por selfie desde o seu lançamento, a imagem da face pode inclusive substituir a necessidade de digitação da senha no acesso e na autenticação de transações financeiras.
Até o anúncio do Liveness Check, o Nubank já usava a selfie para validar a identidade do correntista, mas a utilização era limitada a abertura da conta e/ou cadastramento de um novo dispositivo, sendo que a validação não era instantânea. Com o Liveness Check a validação da selfie é feita de forma instantânea em apenas alguns segundos.
A boa notícia é que o Liveness Check não será solicitado em todas as operações, a validação pela biometria facial será obrigatória apenas na primeira operação que ativa a funcionalidade; em caso de transações que o Nubank julgar necessário ou ainda no ato de cadastramento de um novo dispositivo à conta/cartão do Nubank.