PicPay terá empréstimo pessoal em Junho

Depois do cartão de crédito, PicPay vai se aventurar no mercado de crédito pessoal.

Depois de lançar um cartão de crédito sem anuidade e com cashback de até 5% em parceria com o Banco Original, a fintech capixaba anunciou, recentemente, que vai lançar mais um produto financeiro em parceria com o banco digital. Vem aí o Crédito Pessoal do PicPay, a modalidade de empréstimo estará disponível a partir de Junho de 2020.

Além de transferir o valor para outras instituições financeiras, quem fizer um empréstimo pelo aplicativo poderá usar a linha de crédito para pagar compras, contas e serviços pelo app. Há ainda a possibilidade de saque sem cartão em caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Empréstimo PicPay

PicPay estuda intermediar inclusive a oferta de empréstimos entre pessoas no futuro.

Além da modalidade tradicional de empréstimo, a fintech também não descarta a oferta de empréstimo P2P (de Pessoa para Pessoa) no futuro, o chamado peer-to-peer.

De acordo com a PicPay, os empréstimos já começaram a ser oferecidos em fase beta para uma pequena base de clientes. A fintech está ajustando os prazos, taxas e condições para a concessão de empréstimos pela sua plataforma em larga escala a partir de Junho.

O Banco Originalque faz parte do mesmo conglomerado da PicPay – será a instituição financeira por trás dos empréstimos, assim como já é a responsável pelo cartão de crédito da fintech. A parceria, no entanto, não prevê exclusividade, podendo o aplicativo ter outras instituições financeiras oferecendo empréstimos por meio de sua plataforma.

A vantagem de ter uma instituição financeira por trás dos empréstimos é que a fintech não assumirá o risco em caso de inadimplência.

Com mais de 20 milhões de usuários, a PicPay tem potencial para absolver um mercado que ainda não é atendido por crédito, a carteira de pagamentos possui uma base de clientes muito superior à de alguns bancos digitais como o Banco Inter e a Neon, por exemplo.

Graças ao auxílio emergencial, uma parcela considerável de clientes da fintech não possui conta em nenhuma outra instituição financeira, o que permite que a empresa atinja um público que, até então, estava desbancarizado.

Hoje o app já permite que os clientes parcelem contas e boletos utilizando o limite do cartão de crédito. É possível ainda usar o cartão para transferir dinheiro para amigos; sendo que as transferências de até R$800,00 por mês são isentas de qualquer taxa.

Com a ação o PicPay segue seus concorrentes que também lançaram modalidade de crédito pessoal em parceria com outros bancos e instituições financeiras. É o caso da Ame Digital que lançou o Empréstimo Light e da Superdigital que, recentemente, lançou o SIM Empréstimos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente