Social Bank conecta correntistas para permitir empréstimos entre pessoas físicas com juros de até 2% ao mês. Nem tudo são flores: quem empresta assume o risco em caso de inadimplência; mas a startup já planeja o lançamento de seguro até o final de 2017.
Quem precisa de empréstimo recorre geralmente as instituições financeiras, cuja taxa de juros tem sido absurda! Já pensou se fosse possível emprestar dinheiro de outras pessoas com taxa de juros mais acessível? Foi essa a ideia do Social Bank, uma conta digital com abertura pelo celular, ela lançou um aplicativo para Android e IOS, com ele é possível emprestar dinheiro para outros consumidores e ganhar até 4x mais do que a caderneta de poupança.
Quem empresta dinheiro para outro correntista do Social Bank pelo aplicativo pode receber juros de até 2% ao mês do o valor emprestado. O empréstimo deve ser pago em até 12x e o valor máximo do empréstimo é de R$ 10 mil. A conta digital funciona como intermediário do empréstimo, inclusive ela disponibiliza ferramentas que analisam o risco da transação (score e score de crédito mercadológico, por exemplo).
Caso a contraparte não honre o pagamento do empréstimo o Social Bank faz o bloqueio do serviço de Social Cash para o devedor. A pessoa que emprestou o dinheiro receberá todos os dados do devedor para que a dívida possa ser cobrada por meios legais.
SEGURO VEM AÍ – Para tornar o aplicativo mais seguro a startup disponibilizará até o final de 2017 um seguro de empréstimo, por meio dele será possível ter a garantia de receber o valor emprestado pelo APP. O seguro deve custar a partir de R$10,00 por mês.
Para quem tem dinheiro sobrando essa poderá ser a oportunidade de ganhar até 4x mais do que a caderneta de poupança.
É possível também colocar um fiador, essa pessoa ganhará 0,5% do valor emprestado, mas terá que arcar com 50% da dívida em caso de inadimplência.
O Social Bank pode ser uma solução para emprestar dinheiro para pessoas que você já conhece. Para usuários que você não conhece essa pode não ser uma boa ideia, pois o risco de inadimplência e os custos para tentar reaver o dinheiro em caso de inadimplência é grande. Vale a pena esperar a startup lançar o seguro fiança de empréstimo.