Superdigital recebe código 340 do Banco Central

Código 340 agora identifica a Superdigital em transferências interbancárias.

A conta Superdigital está mais completa! A instituição recebeu o código 340 do Banco Central, o que faz com que a empresa fique mais independente do Banco Santander, na prática a novidade vai permitir que os clientes enviem e recebam transferências oriundas de contas de mesma ou de diferentes titularidades.

Superdigital código 340

Com o código 340 a Superdigital (Super Pagamentos e Administração de Meios Eletrônicos S/A) fica mais indepentende do Banco Santander para enviar e receber transferências interbancárias via DOC ou TED. (imagem: reprodução site do Banco Central)

Até então, a conta Superdigital já permitia o envio e o recebimento de transferências via DOC ou TED, mas as transferências eram realizadas através de uma conta espelho no Banco Santander. Já as transferências realizadas pela conta Superdigital para outros bancos eram creditadas em nome da Super Pagamentos S/A.

A partir de agora, as transferências realizadas pela conta Superdigital são creditadas no destinatário como sendo oriunda de uma conta-corrente digital de mesma titularidade do correntista.

Por exemplo, antes ao enviar uma TED pela Superdigital quem recebia a transferência visualizava o remetente como sendo a Super Pagamentos, a partir de agora o remente passa a ser o CPF ou CNPJ titular da conta Superdigital.

Além do código de três dígitos 340, a Super Pagamentos S/A (Superdigital, antes ContaSuper) também recebeu do Banco Central um ISPB (Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiros), cujo número é o 09554480.

Na prática a maioria dos bancos utilizam o código de três dígitos, mas há algumas instituições que ainda requerem o ISPB em vez do código do banco.

Futuramente, a tendência é que a Superdigital deixe de gerar uma conta espelho no Banco Santander e passe a gerar um número de agência e conta-corrente utilizando a própria Superdigital, mas, por enquanto, alguns clientes ainda possuem a conta de depósito no Santander.

Cabe lembrar que a conta-espelho (exclusiva para receber transferências) gerada pela Superdigital em uma agência do Banco Santander permite que o correntista faça depósitos em espécie nos caixas eletrônicos da instituição.

Desde 2018 o BC vêm facilitando a integração de instituições financeiras no sistema brasileiro de transferências, já há inclusive instituições de pagamentos que integram o sistema, visto que tal sistema deixou de ser exclusivo para bancos múltiplos e corretoras de investimentos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente