App de conversa mais popular do Brasil agora permite envio e recebimento de dinheiro; serviço é gratuito para pessoas físicas.
O WhatsApp Pay finalmente entrou em operação no Brasil, tal funcionalidade está sendo liberada gradativamente para todos os usuários do app que possuem a versão mais atualizada. Neste artigo ensinaremos o passo a passo para ativer o recurso de pagamento que permite enviar e receber dinheiro sem ter que pagar tarifa.
Os pagamentos no WhatsApp são processados pelo Facebook Pagamentos, instituição financeira que tem o aval do BC, e pela credenciadora Cielo. As transferências entre pessoas físicas (por cartão de débito) são gratuitas; já as transferências para empresas (WhatsApp Business) serão tarifadas, mas a vantagem é que o empreendedor poderá receber também pagamentos com cartão de crédito.
COMO ATIVAR TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO PELO WHATSAPP
É simples! O primeiro e mais importante passo é ter o aplicativo atualizado, visto que o recurso é novo e foi liberado apenas na última versão. Acesse a loja de apps do seu sistema operacional Google Play Store para Android e App Store para iPhone. Após atualizar o WhatsApp, abra o app e em qualquer conversa participar clique no ícone do clipe ao lado do microfone, tal como mostra a imagem abaixo:
No menu de opções escolha PAGAMENTO.
Na próxima tela informe o valor que deseja enviar. O valor mínimo por transferência pelo WhatsApp é de R$1,00.
Com o valor informado você só precisará cadastrar um cartão de débito compatível, informar a sua data de nascimento e o número do CPF. Por enquanto, a solução de pagamento do WhatsApp suporta cartões de débito do Nubank, Banco Inter, Sicredi, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Next, Woop e Mercado Pago.
Após confirmar o envio do dinheiro o valor é transferido instantaneamente para o destinatário.
Devido a questões legais, o WhatsApp Pay só está disponível para maiores de 18 anos, o app não pede foto do documento, mas exige o CPF e a data de nascimento para que seja feita a validação da idade do futuro usuário da solução.
O recebedor do valor precisa ter um cartão de débito compatível cadastrado na conta, pois o dinheiro recebido é transferido “de cartão para cartão”.
Botão de pagamentos não aparece no “clipezinho”, o que fazer?
O recurso de pagamento no WhatsApp está sendo liberado pelo Facebook está sendo liberado em lotes para todos os usuários, assim, pode ser que o recurso ainda não esteja disponível de imediato para você. A boa notícia é que é possível acelerar a disponibilização, basta que você peça para que algum amigo que já tem o recurso te mande ao menos um real.
Ao receber o dinheiro, o WhatsApp imediatamente lhe dará a opção para ativar o Facebook Pay.
O lançamento do WhatsApp deve ajudar bastante os empreendedores que vendem pela internet, pois eles poderão aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito sem precisar comprar ou alugar uma maquininha.