Idade mínima para utilizar pagamentos no WhatsApp é 18 anos

Quem tem menos de 18 anos não poderá utilizar o serviço de pagamento do WhatsApp.

Na terça-feira (04), o Facebook finalmente lançou a funcionalidade de pagamentos pelo aplicativo WhatsApp no Brasil, tal recurso permite que pessoas físicas enviem e recebam dinheiro sem pagar nenhuma tarifa, o pagamento pode ser feito através de um cartão de débito de um dos nove parceiros. Infelizmente, tal recurso não poderá ser utilizado por quem tem menos de 18 anos.

Envio de dinheiro WhatsApp concluído

Em um primeiro momento, envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp só estará disponível para maiores de 18 anos. (imagem: reprodução WhatsApp)

De acordo com a Cielo, parceria do Facebook na solução de pagamento, o recurso de pagamentos do WhatsApp só poderá ser utilizado por pessoas que possuem 18 anos ou mais. No momento da ativação do serviço será feita uma checagem de segurança junto ao emissor do cartão de débito, assim, o usuário que tiver menos de dezoito anos não poderá habilitar o serviço.

ABERTURA DE CONTAS JÁ É MAIS RÍGIDA PARA MENORES

Engana-se quem pensa que a atitude do Facebook é nova, a maioria dos bancos digitais e fintechs não constam aceitar clientes com menos de 18 anos. Geralmente, os bancos que permitem a abertura de conta para menores de dezoito anos geralmente exigem que o processo seja feito com o aval de um responsável que, obrigatoriamente, precisa ter mais de 18.

A tendência é que no futuro o WhatsApp libere pagamentos para menores de dezoito anos com algumas limitações, mas o processo deve ser feito com o aval dos responsáveis, principalmente se a funcionalidade for utilizada por alguém com menos de 16 anos.

Outra questão importante é que existe limitação quanto ao tipo de cartão que pode ser utilizado. No caso dos pagamentos entre pessoas físicas só será permitido a utilização de cartões na função débito; já as transações envolvendo um negócio (WhatsApp Business) poderão ser realizadas tanto no débito quanto no crédito.

Em um primeiro momento o Facebook liberou apenas o pagamento gratuito entre pessoas, a previsão é que a solução seja disponibilizada também no WhatsApp Business, mas ela não será gratuita como o das pessoas físicas, haverá a cobrança de até 3,99% do pagamento recebido pelas empresas, tal como já ocorre nas maquininhas de cartões. A vantagem é que o empreendedor não precisará mais ter uma maquininha para aceitar pagamentos com cartões.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente