A taxa de custódia do Tesouro Direto foi reduzida para 0,25%, tornando o TD um investimento ainda mais atrativo. Cabe lembrar que vários bancos e corretoras já oferecem taxa zero de corretagem!
Os mais de 750 mil investidores do Tesouro Direto terão, conjuntamente, uma economia de R$ 26 milhões por ano com a redução da taxa de custódia cobrada pelo TD. Desde o dia 01 de Janeiro de 2019 a taxa caiu 0,05% – passando de 0,30% para 0,25%. O ano de 2018 trouxe importantes ganhos aos investidores do Tesouro Direto, a maioria dos bancos e corretoras zerou a taxa de custódia para esse tipo de investimento; a redução da taxa cobrada pelo Tesouro torna o investimento ainda mais atrativo.
A redução da taxa de custódia para 0,25% já está em vigor, ela vale tanto para os investimentos realizados a partir do dia 1º, quanto para as antigas aplicações, as cobranças realizadas a partir de 2019 já terão o percentual de custódia reduzido para 0,25% do valor da aplicação.
2018 foi um ano de mudanças positivas para o investidor do Tesouro Direto, o governo facilitou a compra e venda de papéis, lançou um aplicativo para dispositivos móveis e aumentou o horário de compra e venda de títulos. O investimento de renda fixa oferece rentabilidade muito superior que a caderneta de poupança, tendo opção com e sem liquidez.
O Tesouro Selic, por exemplo, é opção preferida dos investidores para guardar o “colchão de emergência”, visto que é possível realizar o resgate da aplicação a qualquer momento sem perda financeira.
O Tesouro Direto ganha da poupança mesmo sendo tributado no Imposto de Renda, a alíquota é progressiva, sendo que quanto maior o prazo da aplicação, menor a alíquota do I.R. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado apenas das aplicações com menos de trinta dias.
Taxa zero nos bancos e corretoras – O mercado tem se movimentado para extinguir a taxa de custódia cobrada pelos bancos e corretoras, grandes bancos e corretoras como: Banco Itaú, XP, Clear, Banco do Brasil, Inter dentre vários outros, já anunciaram taxa zero de corretagem para aplicações no Tesouro Direto.
Taxa de Custódia x Taxa de Corretagem – A taxa de custódia (hoje em 0,25%) é cobrada pelo próprio Tesouro Direto para a custódia dos títulos, não há como fugir dessa taxa, visto que ela é deduzida automaticamente dos investimentos. Já a taxa de corretagem é cobrada é cobrada pelos bancos e corretoras, sendo que existem várias instituições que oferecem TAXA ZERO.