Tesouro pagará resgates no mesmo dia a partir de setembro.
O Tesouro Direto anunciou mudanças importantes a partir do dia 13 de setembro de 2021, o processo de resgate antecipado de títulos públicos poderá ser feito no mesmo dia, dependendo do horário que o investir fizer a solicitação na plataforma.
De acordo com o Tesouro, os investidores que efetuarem o resgate em dias úteis das 9h30 até as 13h terão o valor depositado na conta bancária no mesmo dia.
Já as solicitações de resgate efetuadas após o horário serão processadas no próximo dia útil, mesmo que o pedido de resgate antecipado seja feito após as 18h em dias úteis ou ainda nos finais de semana e feriados.
A melhoria do Tesouro Direto beneficia praticamente todos os investidores, desde aqueles que investem no Tesouro Selic por conta da liquidez, tanto para quem faz o resgate antecipado de títulos públicos.
Futuramente, abre-se caminho para que os resgates do Tesouro Direto sejam instantâneos via Pix, mas, por hora, o resgate no mesmo dia estará restrito as solicitações feitas até as 13h após o dia 13 de setembro.
Para quem usa o Tesouro Direto como reserva de emergência, a novidade promove mais agilidade no resgate antecipado e torna os títulos públicos concorrência para outros investimentos com liquidez diária, dentre os quais: CDB com liquidez, Caderneta de Poupança e fundos de investimentos D+0.
O anúncio do D+0 nos resgates até as 13h e D+1 nos resgates após as 13h foi feito em maio de 2021, na época a previsão é de que a mudança no prazo fosse implementada até o fim do primeiro semestre de 2021, mas agora ficou definido o dia 13 de setembro como prazo de implementação da novidade tão aguardada pelo mercado financeiro, visto que a liquidez maior tem potencial para atrair investimentos para outros mercados, principalmente o de renda variável.