A Caixa econômica Federal (CEF) é uma instituição estatal de maior prestígio quando o assunto é abertura de uma caderneta de poupança, o banco investe pesado em campanhas que estimulam os brasileiros a poupar. Uma das principais razões para tal incetivo é o fato do banco depender da captação da caderneta de poupança para obter recursos para conceder novos financiamentos imobiliários. Neste artigo ensinaremos como abrir uma conta poupança na Caixa.
Infelizmente não é possível abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal pela internet, os interessados precisam comparecer a uma agência – preferencialmente a mais próxima do endereço de residência – com a documentação descriminada abaixo.
Não é cobrada nenhuma tarifa e não há exigência de depósito mínimo para abrir uma conta, você pode depositar até R$1,00 para ativar a conta e, assim, conseguir abrir a conta no banco estatal.
Vantagens:
- Sem tarifa de manutenção – A caderneta de poupança é gratuita e não cobra nenhuma tarifa de manutenção e/ou mensalidade.
- Cartão de Débito – Ao abrir uma conta o cidadão receberá em seu endereço um cartão de débito (VISA, MasterCard ou ELO) que poderá ser utilizado para fazer compras em milhares de estabelecimentos em todo o Brasil (no exterior se for internacional) ou ainda para fazer saques nos caixas eletrônicos, tudo isso sem nenhum custo!
- Rendimento da poupança – Ao deixar seu dinheiro na poupança, seu dinheiro renderá (pouco mais renderá!) e poderá funcionar como uma reserva de emergência ou para aquisição de bens de maior valor no futuro. Poupar é sempre bom!
- Agências em todo o país – A CEF possui agências espalhadas por todo o Brasil, tem sempre uma agência perto da sua casa!
Diferentemente da conta-corrente, na poupança não há análise de risco, por isso até mesmo as pessoas que estão com o “nome sujo” podem abrir uma conta. Afinal a poupança não libera limites, ela serve APENAS para guardar dinheiro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Para abrir uma caderneta de poupança na CEF é necessário apresentar a seguinte documentação:
- RG, CNH, Carteira de Trabalho ou outro documento de identificação oficial com foto;
- CPF (Cadastro Pessoa Física);
- Comprovante de endereço emitido há, no máximo, 90 dias – pode ser conta de água, luz, telefone, gás, internet, etc;
Para abrir a conta sozinho é necessário que o solicitante tenha 16 (dezesseis) anos ou mais. Caso tenha menos de dezoito anos será necessária a presença de um do país ou responsável maior de dezoito anos.