A Caixa Econômica Federal é líder quando o assunto é Conta Poupança, o banco estatal é o mais lembrado pelos investidores desse tipo de aplicação. Nós do Conta-Corrente recebemos diariamente diversas dúvidas, uma bem comum é: Posso abrir conta poupança na Caixa com nome sujo? Para esclarecer essa questão resolvemos elaborar esse post para explicar de maneira sucinta como isso funciona.
Para abrir uma conta poupança não existe exigência de nome limpo, a pessoa pode sim ter o nome no SCPC ou SERASA, pois, a conta poupança não é movimentada por crédito, ela só permite o depósito e retirada de valores. Não há limite de empréstimo, cheque, cartão de crédito, cheque especial, financiamento, CDC, etc.
Todavia, algumas agências possuem critérios próprios para a abertura de conta, o que inclui: valor mínimo para depósito e análise de crédito. Portanto, a instituição poderá – ao seu critério – recusar a abertura de uma conta poupança por desinteresse comercial. Se isso acontecer basta procurar outra agência.
O auxiliar de serviços gerais André Domingues, por exemplo, teve a abertura da Caderneta de Poupança negada na agência da CEF de Interlagos em São Paulo, mas conseguiu aprovação na agência da Barra Funda.
Geralmente a Conta Poupança não gera interesse no ato da abertura pois ela não permite a contratação de outros produtos e serviços financeiros, daí o desinteresse por parte de alguns gerentes.
Caso na sua cidade só tenha uma agência da CEF, nossa recomendação é para que procure outro banco ou então registre uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) e Banco Central do Brasil (BCB), se for necessário, pois esse tipo de conta de investimento só serve para depósito e retiradas.
A Caixa Econômica Federal é o banco que tem maior interesse na abertura de contas na modalidade poupança, pois ela depende dos valores depositados na caderneta de poupança para conseguir crédito para financiamentos imobiliários. Em 2010 o banco estatal fez uma grande campanha publicitária estimulando a poupança, inclusive distribuiu vários “porquinhos” aos investidores para estimular a abertura e o depósito de dinheiro neste tipo de conta.
Fique ligado: A poupança só deve ser considerada para investimento de valores baixos, pois ela rende muito pouco, em alguns casos o rendimento chega a ser anulado pela inflação que, como todos já sabemos, está muito alta, basta dar uma olhada nos preços no supermercado.