Como devolver um Pix recebido

Recebedor pode devolver transferência pelo Pix direto pelo extrato bancário.

Nesta segunda-feira (16), o Pix do Banco Central terá funcionamento pleno no Brasil, ele permitirá que os consumidores e empresas enviem e recebam dinheiro instantaneamente, todos os dias, 24 horas. Além do fato de ser instantâneo, o Pix traz outra novidade para os consumidores, ele facilita a devolução de transferência, cujo processo pode ser feito pelo próprio extrato bancário.

Reembolso Pix no Nubank

Sistema de transferência do Pix terá sistema de reembolso instantâneo para o recebedor. A devolução pode ser feita de graça, podendo ser total ou parcial. (imagem: extrato de transação do Pix no Nubank / reprodução)

De acordo com o Banco Central, a pessoa que recebe o dinheiro tem o prazo de até 3 (três) meses para devolver o dinheiro ao pagador, se assim precisar. A devolução pode ser feita de forma bem simples, basta que a pessoa que recebeu clique na transação no extrato e selecione o botão DEVOLVER ou REEMBOLSAR transferência.

Ao clicar nesse botão a instituição financeira de origem fará a devolução automaticamente para a pessoa que pagou.

O reembolso poderá ser total ou parcial, dependendo das necessidades do usuário. As empresas, por exemplo, poderão utilizar a funcionalidade para os casos em que o consumidor pede o cancelamento de uma compra por defeito, insatisfação ou arrependimento de compra.

Caso o prazo de três meses já tenha se esgotado, o consumidor também tem a opção de devolver o dinheiro ao remetente através de uma nova transferência via Pix.

REEMBOLSO SÓ PODERÁ SER FEITO PELO RECEBEDOR

É importante frisar que o reembolso do Pix só estará disponível para a pessoa que recebeu o dinheiro. A pessoa que fez a transferência não terá um botão para reverter o pagamento, uma vez enviado a transferência é irreversível.

Caso o pagador queira o dinheiro de volta terá duas opções:

  • Entrar em contato com o beneficiário e pedir para que o valor total ou parcial seja devolvido; ou;
  • Pedir para que a instituição financeira faça o chargeback (dinheiro de volta), essa opção só estará disponível nos casos em que ficar evidenciado alguma fraude financeira;

Tal como o envio, o reembolso é um procedimento irreversível, uma vez confirmada a restituição o valor cairá na conta do pagador inicial em até 10 segundos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente