Consumidor poderá pedir troco em dinheiro em espécie ao pagar com o Pix.
Em agosto de 2021 o BC lançará o Pix Saque, novidade que permitirá que os usuários do sistema instantâneo de transferência saquem dinheiro sem burocracia em estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos usando QR Code. Além do Saque, o Banco Central prevê o lançamento na mesma data do Pix Troco.
Ao comprar em estabelecimento comercial que aceite Pix e que tenha aderido do Pix Saque, o consumidor poderá pedir direto no caixa para fazer um Pix Troco, com o recurso o usuário poderá solicitar ao estabelecimento até R$500 em dinheiro vivo, até quatro saques (com ou sem troco) serão gratuitos, isto é, o correntista só pagará tarifa a partir da quinta retirada no mês.
Embora, inicialmente, a ideia é que todo consumidor possa fazer quatro saques de graça por mês pelo Pix, os estabelecimentos comerciais serão remunerados pelas instituições financeiras, tal como já ocorre com as retiradas gratuitas realizadas em caixas eletrônicos compartilhados.
Para os bancos e instituições financeiras o lançamento do Pix Saque e Troco poderá reduzir consideravelmente o custo com as retiradas. Os lojistas também saem ganhando pois poderão facilitar a sangria – nome dado ao depósito do caixa na rede bancária – e, consequentemente, reduzir ou até eliminar a necessidade de contratação de empresa de transporte de valores.
Vale lembrar que os comerciantes não ficarão sem liquidez, o valor de saque disponibilizado aos usuários do Pix serão transferidos instantaneamente para a conta bancária do negócio.
Além das funções de saque, o BC prepara outros recursos que não tornar o Pix concorrente de outros meios de pagamento. O Pix de Cobrança poderá substituir os boletos, pois vai permitir que os empreendedores emitam QR Code com datas futuras e com a inclusão de vencimento, multa, juros e desconto; o Pix Crédito permitirá parcelamentos; o Pix Garantido permitirá o pagamento de garantias (aluguel de veículos, por exemplo), dentre outras funcionalidades.