O Banco do Brasil é a instituição escolhida por muitos brasileiros na hora de abrir uma conta Pessoa Física, principalmente pelo fato do banco estatal oferecer uma das melhores taxas do mercado. Nesta semana, porém, fui surpreendido negativamente ao tentar abrir uma conta para a minha microempresa, a burocracia foi tanta que eu acabei desistindo e procurei um banco privado, no qual consegui abrir a conta-corrente em menos de 15 minutos. Veja a minha saga.
Ao chegar na agência tive que tirar uma senha e aguardar uns 40 minutos até ser chamado, fui nos primeiros dias do ano e a agência estava extremamente cheia, inclusive no atendimento PJ. A funcionário do banco foi logo perguntando se eu havia preenchido a proposta de abertura pela internet, disse que não, ela falou que não será possível fazer a abertura sem esse documento.
Não para por aí, veja o que foi me exigido:
- A empresa precisa preencher a pré-solicitação de abertura abertura de conta na internet;
- Só o sócio-administrador precisa ir na agência, mas todos os sócios precisam assinar e reconhecer firma do documento gerado pela internet.
- Todos os sócios precisam ter um cadastro no Banco do Brasil (BB). Caso eles já sejam clientes cada um precisa ir até a sua agência e atualizar o cadastro, incluindo documentos recentes, principalmente relacionado a renda;
- A abertura da conta só pode ser feita no município sede da empresa, preferencialmente na agência mais próxima;
- O gerente da conta precisará ir até a empresa – ele fará uma visita para verificar se não é uma “empresa fantasma”.
Resumindo: É muita burocracia para abrir uma simples conta-corrente.
Saí do Banco do Brasil (BB) e fui para o Banco Itaú, chegando lá fui super bem recepcionado pela Gerente do Atendimento Jurídico, ela só pediu o contrato social com a última alteração e documentos dos sócios (RG, CPF, comprovante de residência), pronto! Em menos de 10 minutos já recebi um cartão provisório e a conta já estava aberta.
O Banco do Brasil é, sem dúvida, a instituição com uma das menores taxas e tarifas do mercado, mas, em compensação, ele é extremamente burocrático, não é nada fácil no banco estatal. No Itaú a conta Pessoa Jurídica possui tarifa de, no mínimo, R$71,00 por mês, o que é caro, mas pelo menos o Internet Banking funciona bem.