Banco do Brasil divulga Pix para os correntistas

Correntistas da instituição têm recebido notificações no app sobre o Pix. O registro efetivo das chaves de endereçamento começa no dia 05 de Outubro de 2020.

A última atualização do aplicativo do Banco do Brasil trouxe uma novidade: o pré-cadastro da chave do Pix do Banco Central. Embora o registro da chave de endereçamento seja opcional, o procedimento é recomendado pelo BC pois torna a experiência de transferência melhor, visto que permite o envio de dinheiro com apenas uma informação.

Pix do Banco do Brasil

Banco do Brasil começa divulgar novo sistema de transferência, o Pix do Banco Central. (imagem: divulgação BB)

A chave do Pix nada mais é do que um “atalho” para receber transferências, em vez de informar seu CPF e vários dados bancários, bastará que o pagador digite o seu e-mail, número do celular ou então o seu endereço de e-mail para que as suas informações bancárias sejam preenchidas automaticamente no internet banking ou aplicativo.

Por exemplo, se você vincular o seu endereço de e-mail ao Pix do BB, quem digitar seu e-mail no formulário de transferência de qualquer banco que utiliza o Pix terá seus dados bancários preenchidos automaticamente.

Há ainda a possibilidade de vincular o seu CPF a uma instituição financeira que faz uso do Pix, se isso acontecer todas as transferências instantâneas endereçadas ao seu CPF serão automaticamente creditadas na conta e instituição financeira no qual o usuário fez o registro das chaves.

COMO FAZER O PRÉ-CADASTRO DAS CHAVES

De acordo com o BB, o pré-cadastro da chave do PIX pode ser feito pelo aplicativo ou internet banking da instituição, basta que ele esteja atualizado. No Internet Banking e no APP do Banco do Brasil há um banner onde o correntista consegue registrar uma chave para utilização do Pix.

É importante salientar que se trata de um pré-cadastro, visto que o registro efetivo das chaves do Pix será feito apenas no dia 03 de Outubro de 2020, sendo que a expectativa é de que a novidade comece a funcionar no dia 05 de Novembro de 2020 para alguns clientes em fase de testes. No dia 16 de Novembro de 2020 as transferências instantâneas pelo PIX devem estar disponível para todos os clientes do Banco do Brasil.

A partir de Novembro de 2020 será possível realizar a portabilidade da chave de endereçamento para outra instituição financeira, se assim desejar.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente