BB abre conta pelo celular sem confirmar identidade do solicitante

A abertura de uma conta bancária é um procedimento muito sério, afinal, estamos lidando com dinheiro! No dia 25 de Abril de 2016 o CMN libou a abertura e o encerramento de contas bancárias pela internet, desde que sejam adotados os requisitos mínimos de segurança. O Banco Intermedium, Banco Original, Neon e o Itaú já realizam a abertura através de aplicativos no celular, todos eles possuem uma preocupação muito grande com a segurança, é solicitado desde a assinatura, fotos de documentos até a selfie instantânea para comprovar a identidade do solicitante da conta. Infelizmente o Banco do Brasil pisou na bola ou lançar a sua conta digital com abertura por mobile, instituição solicitou apenas dados básicos, em nenhum momento foi requerido a assinatura, selfie ou foto de documento.

Como você se sentiria sabendo que qualquer pessoa com as seguintes informações: CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe – poderia abrir uma conta bancária em seu nome e receber depósitos, DOC, TED, fazer saques, transferências, etc. É exatamente isso que acontece com a Conta Fácil do Banco do Brasil, apenas as seguintes informações foram requeridas no processo de abertura, que não levou mais do que 3 minutinhos:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Confirmação de celular (informe um número de celular e confirme o código recebido por SMS);
  • Endereço que você quer receber o cartão;

Em nenhum momento o futuro correntista precisará ir até uma agência do Banco do Brasil.

Pronto! Depois o aplicativo do BB pediu apenas um número de celular, endereço para envio do cartão e o cadastramento de uma senha para acesso a conta. Ao final do preenchimento dos dados a conta já estava aberta e apta para receber depósitos e transferências, inclusive com acesso ao internet banking.

No site www.bb.com.br/contafacil o banco confirma que não há a necessidade de tirar foto de documentos (reprodução)

No site www.bb.com.br/contafacil o banco confirma que não há a necessidade de tirar foto de documentos (reprodução)

É, absurdo que um banco realize a abertura de uma conta-corrente com informações que podem ser facilmente obtidas por qualquer pessoa. A data de nascimento e o nome da mãe podem ser obtidos no RG ou em qualquer cadastro que você faça por aí.

Número da agência e conta é gerado instantâneamente ao final do preenchimento dos dados (reprodução)

Número da agência e conta é gerado instantâneamente ao final do preenchimento dos dados (reprodução)

Infelizmente a Conta Fácil do Banco do Brasil poderá facilitar a ação de criminosos, uma vez que as contas poderão ser abertas em nome de terceiros para aplicar golpes, fazer lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, abertura de contas em nome de laranjas, etc.

Esperamos que o Banco do Brasil tome uma atitude e solicite, no mínimo, uma selfie para confirmar a identidade do solicitante da conta.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos nenhuma resposta. A conta é pré-paga, porém, funciona como uma conta-corrente uma vez que recebe depósitos, pagamentos, transferências via DOC e TED de qualquer banco, depósitos por cheques, recarga de celular, etc.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente