Abertura e fechamento de conta pode ser feita pela internet

Abertura e encerramento de contas pela internet ou celular é opcional e depende da adoção de tecnologia para evitar fraudes.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou hoje (25/04) que os bancos e instituições financeiras poderão a partir de agora realizar a abertura e o fechamento de contas sem que haja contato presencial, isso significa que elas poderão criar mecanismos para que o cliente faça tudo online. Será possível, por exemplo, abrir ou fechar uma conta-corrente ou poupança via internet ou por meio de aplicativos para smartphones. A novidade, no entanto, não é uma regra, os bancos poderão optar ou não por disponibilizar o procedimento online.
conta-corrrente-digital-sem-tarifa
Caso a instituição resolva disponibilizar tais serviços via internet, terá que criar mecanismos de segurança e para prevenir fraudes. Hoje em dia a tecnologia mostrou que pode oferecer até mais segurança que a abertura presencial, pois já há aplicativos que fazem a coleta da biometria facial do correntista, tal como faz o Banco Original, primeira instituição a abrir contas 100% pelo celular.

Bancos já abrem conta-corrente pela internet e pelo celular

Embora a decisão do CMN tenha sido anunciada apenas nesta segunda-feira (25), desde o ano passado o Banco Intermedium já abre uma conta-corrente digital pela internet, e, mais recentemente, o Banco Original também passou a permitir a abertura à distância por meio de um aplicativo para smartphones.

Até o momento, as únicas instituições a disponibilizarem a abertura de conta-corrente à distância é o Banco Original e o Intermedium. Ambas permitem a abertura pelo computador ou via aplicativo para smartphones (IOS e Android).

A expectativa é quem em breve a maioria dos bancos disponibilizem a abertura 100% online, o que facilitará o dia a dia do consumidor, que não precisará mais ir até uma agência para concluir a abertura. O Banco Itaú e o Bradesco já vêm demonstrando interesse em disponibilizar a tecnologia, tanto que ambas as instituições estão investindo em campanhas de estímulo ao uso de ferramentas eletrônicas para movimentação da conta (internet banking, caixas eletrônicos e APP).

A norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) prevê ainda a utilização de tecnologias para evitar fraudes, dando como exemplo o uso de ferramentas de reconhecimento de voz, imagem, biometria facial e certificação eletrônica.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente