Banco Inter lança i-Safe – chave de segurança integrada no aplicativo

Aplicativo do Banco Inter terá chave de segurança integrada. O i-Safe gera códigos de autenticação a cada 30 segundos.

O Banco Inter está investindo continuamente na segurança, no mês passado a instituição já havia anunciado o aperfeiçoamento no processo de recuperação de senha, agora eis que chega a seguinte novidade: i-Safe, o token digital no aplicativo do Banco Inter! A novidade deve substituir o token (chave de segurança) via e-mail e mensagem SMS.

O i-Safe do Banco Inter está sendo liberado gradativamente a todos os usuários que estão com o aplicativo atualizado na Apple Store ou Google Play Store. Após ativar o token no aplicativo, o APP passa a gerar códigos de seis dígitos a cada 30 segundos, tais códigos são necessários para validar transações no internet banking, aplicativo e central de atendimento.

Para validar transações no internet banking o correntista pode abrir o aplicativo, logo na tela principal haverá um ícone de cadeado, ao clicar ali é solitado a senha e, posteriormente, mostrado o código aleatório gerado pelo i-Safe. É importante lembrar que o código só funciona na hora, assim, não é possível guardar o código para utilização posterior.

Cada código de seis dígitos (token) só pode ser utilizado uma única vez.

i-Safe Banco Inter

Inter terá chave de segurança integrada no aplicativo para validar transações. O dispositivo gera códigos de validação a cada 30 segundos. (imagem: colaboração Débora Castro / e-mail recebido do Banco Inter após atualização do APP)

A grande maioria dos bancos já abandonaram o token via SMS, pois ele não é considerado seguro. No Brasil há inúmeros relatos de consumidores que tiveram a segunda via do chip emitida para terceiros sem autorização por descuido das próprias operadoras.

Como ativar o i-Safe

Simples! Mantenha seu APP atualizado, tal função está sendo liberada gradativamente a todos os correntistas. Caso a sua conta já esteja elegível para a ativação do dispositivo de segurança você receberá um e-mail informativo, daí é só acessar o aplicativo, logo no primeiro acesso o aplicativo já dará o passo a passo para cadastro do dispositivo de segurança.

O cadastro consiste apenas em uma verificação de segurança.

O token no aplicativo é mais seguro pois para ativar o dispositivo de segurança é necessário que o correntista faça o cadastro do celular e uma validação de segurança.

Após atualizar o aplicativo do Banco Inter e realizarmos o primeiro acesso após a atualização recebemos o seguinte e-mail:

“Olá!
Sempre pensamos em formas de deixar sua Conta Digital ainda mais protegida. Por isso, estamos implantando o i-Safe, um novo sistema de token para autenticar suas transações.
Ele será liberado de forma gradual para nossos correntistas, mas sua conta já está habilitada para usá-lo.
Todo o processo será feito exclusivamente pelo App oficial do Banco Inter, basta abrir a sua conta e seguir o passo a passo do aplicativo.”

No final do e-mail ainda há uma mensagem lembrando que todo o processo de cadastro do i-Safe será feito 100% pelo aplicativo oficial do Banco Inter, ou seja, não será necessário baixar nenhum outro aplicativo, tampouco entrar em contato por e-mail ou telefone.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente