Banco Inter não permite mais transferências pelo internet banking

Internet banking do Banco Inter não permite mais transferências bancárias.

Alguns correntistas do Banco Inter estão sendo surpreendidos com uma mensagem de erro ao tentar efetuar uma transferência bancária pelo internet banking, isto é, logado no site do banco. A instituição mostra a seguinte mensagem de erro “Para fazer sua transferência, acesso o App do Banco Inter”.

Banco Inter retira transferência do internet banking

Banco Inter suspende opção de transferência pelo internet banking; opção agora só está disponível no APP do banco mineiro. (imagem: reprodução Internet Banking Banco Inter)

O Portal Conta-Corrente entrou em contato com o Banco Inter para saber se a mensagem de erro relada por alguns clientes tinha procedência, a informação que obtivemos é que tirar a opção de transferência foi uma decisão do setor de segurança do banco, que decidiu priorizar as operações pelo aplicativo por, segundo a instituição, serem mais seguras do que as transações realizadas no navegador.

Além de transferências, essa limitação também passou a afetar os pagamentos de contas e boletos.

Portanto, os clientes que quiserem fazer transferência para outras contas do Banco Inter ou para outras instituições (TED) terão que recorrer ao aplicativo. Cabe lembrar que o APP é a opção mais prática.

Mesmo quando o recurso de transferência estava disponível no site, para fazer as operações os clientes precisavam, obrigatoriamente, do aplicativo do banco, pois o token (chave de segurança) só é gerado por lá.

Impedir operações financeiras no internet banking melhora a segurança, pois mesmo que alguém tenha acesso à sua senha, essa pessoa não conseguirá realizar operações financeiras, apenas consultas; mas só conseguirá logar no I.B. se tiver um token gerado apenas no aplicativo.

OPERAÇÕES APENAS POR APP É TENDÊNCIA ENTRE BANCOS DIGITAIS

Com o anúncio o internet banking passou a ser usado apenas para consultas (saldo, extratos, comprovantes, etc).

Cabe lembrar que limitar os recursos do internet banking já é uma tendência dos bancos digitais, a maioria deles não permite que o correntista realize movimentações financeiras fora do aplicativo.

Enquanto no APP a segurança é mais robusta, no internet banking o banco precisa cuidar muito mais da segurança, pois o acesso pode ser feito através de inúmeros navegadores e sistemas operacionais. Cabe lembrar que o Banco Inter não adota o uso do “guardião”, software de segurança que previne que aplicativos mal-intencionados capturem as informações financeiras no momento do login (senha, agência, conta, etc); os “guardiões” de bancos costumam ser bastante criticados pelos consumidores por deixarem o computador/notebook mais lento.

Talvez essa limitação desagrade alguns clientes que estão acostumados com bancos tradicionais que permitem movimentações financeiras pelo internet banking; mas é importante lembrar que essa é uma escolha para melhorar a segurança dos correntistas e, consequentemente, prevenir fraudes financeiras.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente