Questões legais e burocracias impedem o Banco Inter de abrir conta digital para residentes no exterior.
O Banco Inter é um banco digital que abre conta-corrente pela internet sem burocracia, todo o processo é feito pelo celular e o correntista pode residir em qualquer lugar do Brasil. Neste artigo esclarecemos o porquê a conta digital não está disponível para residentes no exterior, mesmo que sejam brasileiros.
Infelizmente, por questões legais, a conta digital do Banco Inter só pode ser aberta para residentes no Brasil. Ao abrir a conta será necessário enviar um comprovante de endereço ou então fazer a declaração a mão, mas não há a possibilidade de abrir a conta caso o interessado não tenha um endereço fixo no Brasil.
Além disso, o Banco Inter só envia o cartão múltiplo (débito e crédito) para endereços no Brasil. Não existe a possibilidade de entrega fora do país, mesmo que o correntista se disponha a pagar pelas taxas do envio.
Os critérios para abrir uma conta no Banco Inter são:
- Ser maior de 18 anos (menores de 18 anos podem abrir a conta com autorização dos pais);
- Ter endereço fixo no Brasil;
- Ter CPF regular na Receita Federal;
- Não ter feito a saída definitiva do CPF na Receita Federal;
- Ser aprovado na análise de abertura de conta do Banco Inter;
Observação: O Banco Inter abre conta para estrangeiros, desde que eles tenham residência fixa no Brasil e possuam o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como o RNE (Registro Nacional do Estrangeiro), que é equivalente ao RG.
Portanto, residentes no exterior não podem abrir uma conta no Banco Inter. Fique ligado, no entanto, pois essa situação pode mudar no futuro, visto que o banco digital está sempre lançando novos produtos e serviços financeiros.
Infelizmente a maioria dos bancos brasileiros não permitem a abertura de contas para residentes no exterior. Os brasileiros que possuem o CPF com saída definitiva do Brasil também encontram dificuldade para manter uma conta em território nacional, até pouco tempo atrás o Banco Safra oferecia esse serviço, mas descontinuou o serviço para novos correntistas. A principal razão de recusa desse tipo de cliente pelos bancos está na burocracia fiscal e no controle mais rigoroso das movimentações, algo que acaba não compensando.
O único jeito para manter uma conta no Brasil acaba sendo não fazer a saída definitiva do país, mas isso implicaria pagar impostos no país, inclusive aqueles que foram auferidos no exterior, tal procedimento pode levar a bitributação.