Banco Original será gateway de pagamento por QR Code Dinâmico na Shipay.
Com mais de 4 milhões de clientes pessoa física, o Banco Original anunciou essa semana uma parceria com a Shipay – hub de pagamento que integra Pix e várias carteiras digitais – de acordo com o anúncio, a parceria vai permitir que o banco digital ganhe terreno entre as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), pois permitirá pagamentos por QR Code Dinâmico para cada venda do varejista.
Na prática, o varejista que é cliente da Shipay poderá gerar um QR Code Dinâmico pelo Banco Original. O empreendedor não será obrigado a receber a venda pelo Original, visto que poderá transferir o dinheiro recebido para outras instituições financeiras de forma automática, se assim desejar.
Em troca desse “gateway de pagamento”, o Original e a Shipay cobrarão um pequeno percentual sobre o valor da venda do estabelecimento; valor esse que dependerá do porte do estabelecimento, mas que sempre será inferior ao de uma venda com cartão de crédito.
Cada pagamento terá um QR Code Dinâmico único. Além disso, quando o dinheiro for recebido o banco criará uma conta espelho e/ou de passagem para que o empreendedor possa decidir para qual instituição financeira o valor será enviado.
Embora o Original não tenha revelado qual será o percentual cobrado pelas vendas dos varejistas, a instituição garantiu que o valor será mais acessível do que as vendas realizadas com cartões de crédito.
Com o serviço o Original poderá conquistar os cerca de 140 mil varejistas que são atendidos pela Shipay, visto que a parceria também prevê a oferta de conta digital, cartão de crédito, maquininha, capital de giro, cheque especial, antecipação de recebíveis, empréstimos, investimentos, dentre outros.
Além do Original, a Shipay também possui parceria com a Ame Digital (da B2W), Mercado Pago (do Mercado Livre), PagBank (do PagSeguro) e com o PicPay, fintech que é controlada pelo Banco Original. De acordo com o superintendente executivo Head de Baas (Banking as a Service) do Banco Original, Carlos Rudnei, a expectativa é que a parceria ajude a instituição a aproximar o banco das pessoas jurídicas e, ao mesmo tempo, popularizar a tecnologia de pagamentos por QR Code.
Nos últimos doze meses o Original viu um crescimento de 317% nos pagamentos por aproximação.