Cada dia mais completo, Banco Original agora permite pagamento de DARF sem a utilização de código de barras.
Um recurso disponível na vasta maioria dos grandes bancos tradicionais chegou ao Banco Original! A instituição agora permite que os correntistas PF e PJ paguem o DARF com preenchimento manual pelo internet banking ou aplicativo, o que dispensa a necessidade de emitir o modelo com o código de barras.
Vale lembrar que o Banco Original já aceitava pagamento de DARF, mas apenas o modelo com código de barras, a partir de agora os clientes poderão preencher o Documento de Arrecadação de Receitas Federais pelo site ou aplicativo do banco.
Dentre os digitais, o Original é o único que conta com o recurso de pagamento do tributo com o preenchimento manual.
Para quem opera na Bolsa, por exemplo, preencher o DARF faz parte da rotina, visto que muitas aplicações são tributáveis e a apuração e o recolhimento do tributo é de responsabilidade do próprio contribuinte.
COMO PREENCHER E PAGAR UM DARF MANUALMENTE PELO BANCO ORIGINAL
É simples! Acesse o aplicativo ou internet banking da instituição, no menu lateral (três barras na horizontal) clique em PAGAMENTOS e, posteriormente, DARF.
Daí basta preencher as informações que são elas:
- Nome ou Razão Social do pagador;
- Telefone com DDD;
- Período de apuração;
- Código da Receita;
- Número de Referência (se houver);
- Data de vencimento;
- Valor principal;
- Valor da multa (se houver);
- Juros e encargos (se houver);
- Valor total a pagar;
- Data do pagamento e/ou agendamento;
Por padrão, o sistema do Banco Original automaticamente preencher as informações com os dados pessoais do correntista para facilitar o pagamento, mas nada impede que o titular da conta pague tributos para terceiros, basta alterar o nome/razão social, telefone e o CPF/CNPJ.
O novo recurso está disponível tanto para as contas pessoais quanto para as empresas com conta no Banco Original. Para empresas, a impossibilidade de pagar esse tributo sem o código de barras acabava sendo um fator limitante, felizmente agora é possível pagar o tributo sem precisar gerar uma guia com código de barras pelo site da Receita Federal.