Celcoin abre pré-cadastro do Pix

Usuários podem cadastrar CPF, e-mail ou número de celular como chave de endereçamento para receber transferências pelo Pix de maneira desburocratizada.

O Celcoin é uma das primeiras fintechs a liberar o pré-cadastro do Pix do Banco Central, serviço que permitir que os usuários realizem transferências instantâneas para qualquer banco, fintech ou instituição financeira, independente do dia e do horário. O pré-cadastro é uma forma de agilizar o registro das chaves do Pix que, oficialmente, começa só no dia 05 de Outubro de 2020.

Celcoin pré-cadastro Pix

Celcoin oferece pré-cadastro de CPF, e-mail e número de celular como chave de endereçamento do Pix do Banco Central. (imagem: reprodução Celcoin)

Muitos clientes da fintech estão recendo e-mails e notificações no aplicativo com a oferta do pré-cadastro da chave.

As transações instantâneas do Pix serão liberadas pelo Banco Central no dia 16 de Novembro de 2020, data em que os clientes do Celcoin passarão a realizar depósitos e receber/enviar transferências pelo novo sistema.

Embora o Celcoin ainda não tenha divulgado nenhuma tabela de tarifas do Pix, para pessoas físicas a tendência é que as transferências sejam gratuitas, conforme divulgou recentemente o Bacen.

COMO FUNCIONA O PRÉ-CADASTRO

O pré-cadastro da chave do Pix nada mais é do que a vinculação do CPF, e-mail ou número do celular à sua conta do Pix para receber pagamentos e transferências pelo método concorrente do DOC e da TED.

Se, por exemplo, o consumidor cadastrar o endereço de e-mail ou número de celular como chave do Pix no Celcoin, para receber dinheiro pela conta da fintech bastará fornecer a “chave” utilizada, mesmo que a transferência tenha origem em outra instituição financeira.

A chave cadastrada funcionará como um apelido que, na rede do Pix, ficará vinculada ao CPF/CNPJ e conta no qual a chave de endereçamento foi cadastrada. Se, eventualmente, o usuário não quiser cadastrar uma chave ele poderá utilizar o sistema instantâneo normalmente, bastará que gere uma chave aleatória ou então opte por informar manualmente todos os dados da transferência, tal como já ocorre com as transferências por DOC e TED.

Quando lançado, será possível solicitar a portabilidade da chave no Pix para outra instituição financeira.

No dia 05 de Outubro de 2020 o aplicativo Celcoin oficializará na câmera de compensação do Pix a chave escolhida, que pode ser um endereço de e-mail, número de celular ou, simplesmente, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

As transferências instantâneas devem revolucionar o mercado brasileiro. Hoje para fazer uma transferência via DOC ou TED – além da demora – os consumidores precisam fornecer diversos dados para conseguir realizar uma transferência, essas informações incluem: nome do banco, código do banco, agência, número da conta com o dígito, tipo da conta, se é conta individual ou conjunta e o número do CPF ou CNPJ do destinatário.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente