Google quer lançar conta digital em 2020

Projeto Cache do Google viabilizará o lançamento de conta digital da gigante de buscas em parceria com bancos locais.

O Google é a última Big Tech a adentrar oficialmente no universo dos bancos digitais e fintechs, o gigante de buscas está trabalhando com duas instituições financeiras dos Estados Unidos para entrar no mercado financeiro.

Dentre as big techs a gigante de tecnologia é a última a anunciar investimento no setor; a Apple já possui seu próprio cartão de crédito em parceria com o Banco Goldman Sachs Group; o Facebook já possui um projeto ambicioso de criação de uma moeda Global; e, por último, temos a Amazon que está conversando com bancos para oferecer uma conta digital aos seus usuários.

Google

Já em 2020, Google quer lançar a sua própria conta digital em parceria com bancos locais. (imagem: reprodução: página de pesquisa do Google)

Até o aplicativo Uber já trabalha na disponibilização de serviços financeiros através do Uber Money, conta digital que terá apoio de bancos locais e que, no Brasil, já foi cogitado que o serviço funcionará em parceria com a Ebanx ou Banco Inter.

De acordo com o The Wall Street Journal (em inglês), as contas digitais da Google serão administradas nos Estados Unidos pelo Citigroup Inc. e por uma cooperativa de crédito da universidade de Stanford. Para funcionar em outros mercados o Google deverá usar a mesma estratégia do Uber Money, ou seja, fará parcerias com bancos e fintechs locais, visto que a gigante de buscas ainda não possui autorização para atuar independentemente como uma instituição financeira.

A viabilização de serviços por meio de parcerias também seria uma forma de enfrentar a resistência dos órgãos reguladores.

A ambição do Google para adentrar ao universo financeiro pode ameaçar os grandes bancos, visto que a gigante de buscas possui uma base de clientes muito grande, o que, segundo algumas instituições financeiras, pode ser um indício de vantagem concorrencial. Recentemente, o presidente do Bradesco, Octavio Lazari, afirmou que teme mais a entrada das big techs no mercado financeiro do que as fintechs.

A conta digital do Google tem potencial para revolucionar o mercado financeiro de uma forma jamais vista, principalmente se a conta for gratuita e oferecer transferências instantâneas. Hoje o único produto financeiro que o Google possui é o Google Pay, serviço que permite que os clientes realizem pagamentos móveis, semelhante ao Apple Pay e o Samsung Pay.

De acordo com o WSJ, a gigante de buscas já quer começar a testar o serviço nos Estados Unidos em 2020 e, provavelmente, levará o serviço para todos os demais mercados onde atua.