Softbank quer integração do Banco Inter com Uber para serviços bancários

Rumor: Uber Pay pode ser viabilizado no Brasil em parceria com o Banco Inter.

O aplicativo Uber já anunciou que vai trazer o Uber Pay para o Brasil, o serviço levará serviços financeiros ao aplicativo, funcionando como uma conta digital e, dessa forma, uma alternativa aos bancos tradicionais. A fintech Ebanx era, até então, a principal parceira para que a solução de pagamento fosse viabilizada no Brasil. Um dos investidores do Uber e do Banco Inter, o Softbank, estaria em conversas avançadas para que o serviço de conta digital Uber fosse viabilizado em parceria com o Banco Inter; e não com a Ebanx.

Uber Cash

Softbank (gigante japonês investidor do Banco Inter e Uber) quer integração entre as duas empresas no serviço de pagamento no Brasil, o Uber Pay. (divulgação)

A informação é do Broadcast – serviço de notícias em tempo real do Jornal O Estado de São Paulo. De acordo com o veículo, as duas empresas estariam em conversas avançadas que, eventualmente, podem resultar numa integração que atenderia a estratégia do Softbank para criar um ecossistema de serviços financeiros por aplicativos.

Tanto a Uber quanto o Banco Inter foram procurados pelo veículo para falar sobre a possível integração, mas ambos preferiram não comentar o rumor levantado pelo jornal.

Se o rumor se concretizar, esse será o primeiro investimento/intervenção do Softbank no Uber do Brasil, pois, até então, o gigante japonês tem concentrado seus esforços apenas nos Estados Unidos.

No Brasil o Softbank é investidor do Banco Inter, Rappi, Gympass, QuintoAndar e na fintech Creditas.

REDUÇÃO DE CUSTOS NO PROCESSAMENTO DE PAGAMENTOS

O alto custo da aceitação de cartões pelo aplicativo do Uber têm motivado a startup norte-americana a investir em sistemas próprios de pagamentos para reduzir os custos. Além do Uber Payespécie de conta digital ainda não disponível no mercado brasileiro –, a gigante também possui o Uber Cash, serviço que permite que os usuários adicionem créditos ao APP com até 5% de desconto.

Resta agora saber quem a Uber vai escolher como parceiro no Brasil para lançar a sua conta digital no Brasil. De acordo com a Forbes Brasil, o serviço seria viabilizado em parceria com a fintech Ebanx; mas agora o Estadão levantou o rumor de que o Banco Inter poderá ser um forte candidato para viabilizar o serviço no Brasil.

Independente da escolha, é fato que com o Banco Inter a Uber poderia ir além de pagamentos e transferências, visto que o Inter é um banco múltiplo no Brasil e, portanto, tem licença do Banco Central para oferecer inúmeros produtos e serviços financeiros.

Fontes: Broadcast Estadão, Forbes Brasil.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente