A ideia é que o Next não tenha a marca vinculada ao Banco Bradesco para concorrer diretamente com as startups e bancos digitais.
O Banco Neon nem iniciou a aprovação de contas e, ao que tudo indica, já ganhará um concorrente de peso, a startup deve disputar a clientela com o Bradesco Next uma nova plataforma de conta-corrente digital que permitirá que os clientes abram uma conta pelo celular, sem burocracia, tal como já fazem o Banco Original, Intermedium e, mais recentemente, o Banco Neon.
No dia 25 de Abril o Conselho Monetário Nacional (CMN) liberou a abertura e o encerramento de contas bancárias pela internet e celular, desde que as instituições disponham de tecnologias para prevenir fraudes. Desde a liberação três novos bancos 100% digitais já surgiram: Banco Intermedium (primeiro a abrir conta-corrente pela internet através do computador, ainda em 2015), Banco Original (primeira instituição a abrir conta pelo celular) e o Banco Neon, novo banco 100% digital e sem tarifa de manutenção.
O Banco Itaú e o Banco do Brasil já haviam anunciado que, em breve, também lançariam uma conta simplificada cuja abertura poderá ser feita pela internet ou pelo celular. O BB inclusive já testa essa nova modalidade desde o mês de Julho de 2016.
Agora quem está no jogo é o Banco Bradesco, a instituição financeira anunciou que até o final de 2016 lançará oficialmente o Next, banco digital que terá abertura e encerramento pelo celular através de um aplicativo para smartphones IOS (iPhone) ou Android).
O Next deve ser um banco independente, mas que trará no verso do cartão a marca do Banco Bradesco, inclusive a rede de agências e caixas eletrônicos deve ser disponibilizada aos clientes da nova conta digital.
O Bradesco já havia anunciado guerra contra as startups. No mês passado ele em parceria com o Banco do Brasil lançaram o Digio, um cartão de crédito sem anuidade que pode ser solicitado e gerenciado pelo celular, sem burocracia, este produto foi criado para concorrer com o Nubank MasterCard, o cartão de crédito mais desejado do país. Agora o Banco Bradesco lançará o Next, banco digital que concorrerá diretamente com o Banco Original, Intermedium e o Neon.
Ao que tudo indica o novo banco digital deve ser uma espécie de DigiConta (Conta Digital) sem tarifa de manutenção e com transações ilimitadas por canais eletrônicos: transferências via DOC, TED, pagamentos e saques.