O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou no dia 25 de Abril de 2016 a abertura e o encerramento de contas bancárias pela internet. Serviço que já é realidade no Brasil graças a iniciativa pioneira do Banco Intermedium e, posteriormente, do Banco Original. A tecnologia começa agora a ser adotada pelos bancos tradicionais, o Banco do Brasil anunciou esse mês que a partir de Julho de 2016 iniciará os testes da Conta Fácil BB, modalidade de conta cuja abertura será através de um aplicativo no celular ou tablet.
O aplicativo deve se chamar “BB Conta Fácil” e, inicialmente, estará disponível para celulares e smartphones com sistema operacional IOS e Android. O app permitirá tanto a abertura da conta, quanto o gerenciamento. O grande diferencial da conta é que o cliente não precisará ir até uma agência, pois fará todos os trâmites da abertura pelo celular.
A conta-corrente será simplificada. Não se sabe se o Banco do Brasil liberará a abertura da BB Conta Digital – conta-corrente sem tarifa – (cuja abertura atualmente está suspensa), que não possui tarifa e possibilita transações ilimitadas pelos canais eletrônicos ou se a nova conta será um tipo de poupança.
Segurança – A abertura de uma conta-corrente pela internet ou celular pode ser tão segura (ou até mais) do que a abertura presencial em uma agência, desde que os bancos adotem tecnologias para prevenir fraudes bancárias. O Banco Original, por exemplo, usa a biometria facial para evitar que contas sejam abertas por fraudadores, dando segurança a todo o processo.
A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou em abril a abertura desse tipo de conta e impôs que os bancos deverão criar mecanismos de segurança para prevenir fraudes. Dentre os possíveis mecanismos de segurança que as instituições poderão adotar estão: biometria facial, certificado digital, análise documental ou então a solicitação de um depósito de um determinado valor de uma conta-corrente de mesma titularidade em um banco tradicional para a confirmação da identidade.
A tendência é que cada vez mais as instituições façam uso da tecnologia para conquistar novos clientes. O que facilita a vida do consumidor e torna a disputa pelo cliente mais acirrada.
É aguardar para descobrir como será a nova conta digital do Banco do Brasil.
Nós recomendamos a abertura de uma Conta Digital no Banco Intermedium, pois, até agora, ela é a única instituição a disponibilizar a abertura de conta-corrente pelo celular e que não cobra nenhuma tarifa de manutenção, além de oferecer transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco via DOC ou TED.